Sem acordo, motoristas e cobradores de ônibus anunciam nova greve em Teresina - Cidades
CRISE NO TRANSPORTE COLETIVO

Sem acordo, motoristas e cobradores de ônibus anunciam nova greve em Teresina

A informação foi confirmada pelo presidente do Sintetro nesta terça-feira (28)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Motoristas e cobradores de Teresina decidiram por um novo movimento grevista no transporte coletivo durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (28). A informação foi confirmada à TV Antena 10 por Antônio Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário (Sintetro).

A categoria não informou quando irá parar as atividades, mas pontuou que a decisão já foi tomada. Ainda esta semana, trabalhadores terão novas reuniões com membros do Setut e da prefeitura na tentativa de chegarem a um acordo. A crise no transporte coletivo é um dos maiores problemas da gestão Dr. Pessoa (Republicanos).   

Sem acordo, motoristas e cobradores de ônibus anunciam nova greve em Teresina
Reprodução

   

"A categoria decidiu por greve. A gente quer a nossa convenção assinada com dignidade, a gente precisa de mais ônibus nas ruas, a gente precisa de mais qualidade porque não é só o Sintetro que tem que ser beneficiado, mas a população de Teresina como um todo. Os usuários reclamam por mais ônibus nas ruas, Teresina praticamente fica deserto. A situação tá ruim, tanto na capital, quanto na zona Rural", comentou o presidente do Sintetro em entrevista à imprensa.

Antônio Cardoso, presidente do Sintetro
Rayanna Mousinho / TV Antena 10

   

O sindicalista citou que não tem resposta da administração municipal. Ele relatou que até agora o prefeito Dr. Pessoa não fez nada para resolver a crise no transporte público da capital. “A gente quer que o prefeito realmente tome conta da situação porque foi uma promessa de campanha e até agora não foi nada feito com relação ao transporte público”, completou.

O presidente do Sintetro disse que a assinatura da convenção coletiva só depende da prefeitura. "Os vereadores apresentaram uma alternativa, de quantos ônibus querem na rua, o governo do Estado vai ajudar, mas hoje a Strans tá como se fosse um elefante branco, não tem direcionamento, não tem poder de decidir nada. A gente pede desculpas a população de Teresina, mas a categoria decidiu por greve", finalizou.

Governo propõe isenção do IPVA para novos ônibus do transporte coletivo em Teresina

O governador Rafael Fonteles anunciou por meio de suas redes sociais, que o Governo do Estado do Piauí apresentará ao Poder Legislativo três medidas para contribuir com o funcionamento do transporte público em Teresina.

De acordo com o chefe do executivo piauiense, entre as medidas estão a redução em 50% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do óleo diesel para os ônibus que realizam o Transporte Coletivo Municipal; a isenção total do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) para novos ônibus que sejam adquiridos para utilização no transporte coletivo municipal; e o pagamento pelo Governo do Estado dos valores correspondentes aos subsídios, garantidos em lei, dados aos estudantes da rede estadual e aos servidores públicos estaduais que têm direito à gratuidade.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado