Sesapi reforça importância de completar esquema vacinal contra a covid-19 - Cidades
COVID

Sesapi reforça importância de completar esquema vacinal contra a covid-19

Com a queda de casos o uso de máscaras se tornou facultativo no estado


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Comitê de Operações Emergenciais, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com a medida de tornar facultativo o uso de máscaras no estado, por conta da redução de óbitos e casos de Covid-19, fez um alerta para a população sobre a necessidade de completar o esquema vacinal.

O levantamento feito pela comissão de imunização apontou que apenas 40,26% da população acima dos 18 anos completou o esquema vacinal. O grupo com idade entre 12 a 17 anos encontra-se com uma taxa de 46% com a primeira dose de reforço aplicada. 

  

Sesapi reforça importância de completar esquema vacinal contra a covid-19 Reprodução
   

Segundo a coordenação, no Piauí a faixa etária a partir de 18 anos possui 2.402.806 pessoas que devem tomar a vacina, desses apenas 2.326.316 um percentual de 96,81% recebeu a primeira dose. A segunda dose foi aplicada em 2.203,830 pessoas da faixa etária. Em relação ao primeiro reforço são 1.773,216 (73,73%) do público voltou para o reforço, o segundo reforço foi aplicado em apenas 967.592 piauienses, cerca de 40,26%. 

A superintende de Atenção à Saúde e Municípios, Leila Santos, explicou que a aplicação de vacinas tem relação direta com a redução do número de casos da Covid-19 no estado. 

“É inegável que as vacinas têm um grande impacto na redução dos números de caso, internações e óbitos. Atento a isso, a Sesapi realizou este levantamento onde foi detectado esse número de pessoas que não procuraram os postos de saúde para receber as doses de reforço contra a Covid-19”, explicou. 

A coordenação de Imunização também pontuou os números de vacinados entre o público de 12 a 17 anos, para essa faixa o público estimado é de 318.135 pessoas, dessas 303.565 pessoas tomaram a primeira dose. A segunda dose foi aplicada em 270.660 pessoas, cerca de 85%. Porém a procura para o reforço foi de apenas 147.161, apenas 46% das pessoas completaram o esquema vacinal. 

A Superintendente Leila Santos fez um apelo para que as pessoas se encaminhem para os postos de saúde e atualizem seu cartão de vacina com as doses reforço que ainda faltam, também para que o uso de máscaras continue sendo facultativo. 

“A Sesapi pede que a população procure os postos de saúde para colocar seu esquema vacinal em dia. A flexibilização de medidas, como o uso facultativo de máscaras, depende diretamente da queda dos números de casos, internações e óbitos, tendo em vista a comprovação da influência das vacinas nos dados epidemiológicos”, destacou. 

Ela também fez um apelo para que os municípios mantenham seus dados atualizados com os registros das doses aplicadas, para que o combate e o fortalecimento de estratégias de imunização da população. 

“Desde o início da pandemia, os gestores municipais foram parceiros da Sesapi em todas as medidas de combate a doença, e mais uma vez contamos com esse apoio para avançarmos ainda mais na imunização dos piauienses”, finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado