📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, em entrevista ao Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta quarta-feira (20), comentou sobre a licitação de R$134 milhões para compra de 120 novos ônibus e anunciou que um novo pregão eletrônico deve ser realizado para adquirir veículos semi-novos. Segundo ele, a meta é chegar a uma frota de 400 veículos do transporte coletivo circulando pela capital.
Na última segunda-feira (18), foi realizado o sorteio para aquisição de novos ônibus e a empresa Volkswagen foi a vencedora, por ter cobrado o menor valor por veículo. Bruno Pessoa detalhou que a prefeitura vai adquirir os veículos e depois cedê-los para as empresas de transporte da capital, para que eles sejam responsáveis pela manutenção e funcionamento.
“Já temos esse diálogo com os consórcios. Nós iremos repassar, fazer uma sessão do bem público, isso é feito já em algumas capitais. Os consórcios ficaram responsáveis pela operação, pela manutenção e também com os trabalhadores para que operem esses veículos”, disse.
A prefeitura vai ficar responsável por fazer a fiscalização. Segundo ele, rastreadores foram instalados nos ônibus para controlar se a frota está circulando.
O superintendente também anunciou que o edital de uma nova licitação deve ser lançado em breve, dessa vez para a compra de 80 ônibus semi-novos. O objetivo é complementar a frota para que chegue a 400 ônibus atendendo a população.
“Paralelo a essa licitação que ocorreu, nós estamos com uma licitação numa fase interna, esperamos na próxima semana lançar um edital de licitação para a compra de 80 ônibus semi-novos. O mais importante é que esses ônibus estão prontos e à medida que a gente finalize essa licitação esses ônibus chegam em Teresina, em uma semana, dez dias… e fazer com que a operação chegue a 400 ônibus para ofertar o melhor serviço para a população de Teresina”, anunciou o superintendente.
Questionado se havia um prazo para atingir a quantidade de 400 ônibus, o superintendente comentou que o planejado é que até o natal estejam circulando.
Fonte: Portal A10+