CRONOGRAMA

Vacinação contra a raiva nas zonas Norte e Leste de Teresina acontece dia 26, anuncia FMS

A raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras


A vacinação de cães e gatos contra a raiva acontecerá no dia 26 de novembro nas zonas Norte e Leste de Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) ressaltou que o imunizante é gratuito e é a única forma de prevenção contra a doença.

No dia 3 de dezembro, a vacinação será nas zonas Sul e Sudeste da capital. Nos primeiros dias da campanha - 5 e 12 de novembro - foram imunizados 23.543 animais nas zonas Rurais Norte e Leste. Assim como na zona rural, a zona Urbana será dividida em dois dias. 

  

Vacinação contra a raiva nas zonas Norte e Leste de Teresina acontece dia 26
Reprodução

  

“Teremos postos de vacinação em praças, escolas e outros locais em todos os bairros, de acordo com as zonas de cada dia”, adianta Paulo Marques, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O gerente pede a colaboração de tutores de cães e gatos, público alvo da campanha. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a raiva. Solicitamos que levem seus animais a um posto mais próximo de sua residência e vacine seu animal”, fala.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, diz que a vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião: