📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para todo o Piauí, nesta segunda-feira (20).
O aviso amarelo, que apresenta perigo potencial e encerra por volta das 10h desta terça-feira (21), prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia com ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h em todos os municípios do estado.
Neste caso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Diante dos avisos, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) definiu uma estratégia para ampliar o alcance dos alertas, especialmente para moradores de áreas de risco e pessoas sem acesso à internet ou telefonia móvel, principalmente, na cidade de Picos, que inundou com os últimos temporais.
“Identificamos que muitos idosos e famílias em situação de vulnerabilidade estavam com dúvidas sobre os riscos e as orientações a seguir em caso de emergências. Por isso, decidimos levar nossos alertas também por meio de rádios locais e carros de som, além das redes sociais”, explicou o capitão Allisson Range, do 4º GBM em Picos.
Os alertas incluem informações sobre casas em risco de desabamento, cuidados básicos durante tempestades e recomendações para prevenir acidentes. As mensagens reforçam a importância de acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou pelo telefone alternativo (86) 99429-7268, caso a linha principal apresente instabilidade.
Orientações
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Não use aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Cuidados com a Saúde no Período Chuvoso
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou orientações à população para redobrar os cuidados para proteger a saúde. Confira!
Evite contato com água de alagamentos:
- Não se exponha à água acumulada pois ela pode estar contaminada com resíduos perigosos e causar doenças graves, como leptospirose e hepatites. Nunca beba ou utilize essa água!
Evite áreas de risco
- Não transite por regiões alagadas ou com risco de desabamento . Chuvas intensas podem comprometer a estrutura de encostas, pontes e vias, colocando sua segurança em perigo.
Fique atento à sua saúde
- Se apresentar sintomas como dor abdominal , diarreia ou vômitos , procure atendimento médico imediatamente. Esses sinais podem indicar doenças causadas pela exposição à água contaminada.
Fonte: Portal A10+