Tornado é registrado no Sul do Piauí; fenômeno é raro na região, cita especialista. VÍDEO! - Clima e Tempo
CLIMA

Tornado é registrado no Sul do Piauí; fenômeno é raro na região, cita especialista. VÍDEO!

O registro foi feito por um piloto na tarde desta quarta-feira (03)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Um tornado foi registrado no início da tarde desta quarta-feira (03) em uma fazenda no município de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí. O piloto Fernando Rocha flagrou o fenômeno que chamou atenção pela formação incomum no céu. Ao A10+, o diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, disse que trata-se de um tornado landspout.

O fenômeno, que chama atenção pela aparência e por representar o estágio inicial da possível formação de um tornado, ocorre quando uma coluna de ar começa a girar de forma mais concentrada. Costa explicou que o fenômeno é diferente dos tornados destruidores, mas que a região já tem histórico da formação.

“É um tornado diferente dos tornados clássicos, violentos, de alto poder destruidor, que a gente chama de tornados mesociclônicos, que são os tornados que nascem de uma nuvem tornádica, a chamada supercélula. O tornado no Piauí, ele já tem um histórico, inclusive em Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, também na faixa litorânea, na forma de uma nuvem funil ou de uma tromba d'água. São fenômenos giratórios, fenômenos de turbilionares, vamos dizer assim, que nascem de uma nuvem cúmulo nimbus, como um funil. Tocam o solo, rotacionam e têm toda a característica de um tornado e tem até nome: é o landspout”, disse ao A10+.

  
Nuvem funil é registrada no Sul do Piauí; Defesa Civil confirma fenômeno do tipo “landspout” Reprodução
 
 
 

Apesar do histórico de ocorrência, o diretor chamou atenção ainda para a repetição desses eventos no estado, que representam 'mudanças na natureza ambiental': “Ainda é um fenômeno raro, mas sua ocorrência no Piauí, com constância, já denota mudanças de natureza ambiental que devem ser consideradas e objeto de reflexão. Principalmente na faixa serradeira, onde o fator termodinâmico é mais acentuado, o solo muito quente e descampado contrastando com a temperatura mais baixa nas alturas, onde se formam as nuvens de temporal. É bonito de registrar, mas também é um alerta para entendermos o landspout no nosso Cerrado”, finalizou. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gostou do jornalista Matheus Oliveira à frente do telejornal Piauí no AR?

ver resultado