📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
(Atualizado às 18h55)
O Centro de Gerenciamento de Riscos da Defesa Civil emitiu um alerta de estágio de atenção para a possibilidade de chuvas moderada forte nas regiões de Teresina, Campo Maior e Piripiri, municípios piauienses, nesta sexta-feira (24). No final da tarde, uma forte chuva foi registrada na capital.
Fortes ventos e chuvas derrubaram árvores em várias zonas da capital, destruíram estruturas, veículos e provocaram congestionamentos. Populares ficaram assustados com as quedas. A previsão é de mais chuvas durante a noite. Na noite de ontem (23), a chuva também provocou a queda de uma árvore no Centro de Educação, Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CEFAP), na zona Sul de Teresina.
Apesar do susto, segundo apurado pelo A10+, não há registro de feridos, apenas danos materiais. Um veículo da prefeitura de Porto Alegre do Piauí também foi atingido por uma árvore na avenida principal do Dirceu.
De acordo com o corpo de bombeiros, não há registro de feridos. Foram três ocorrências de quedas de árvores até o momento, sendo no grande Dirceu, zona Leste de Teresina e centro. As equipes estão em campo monitorando os casos com o material necessário e também observando 24 horas a meteorologia.
As recomendações da Defesa Civil são:
- Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos.
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
- Em caso de perigo, a população deve acionar a Defesa Civil, através do 193, e o Corpo de Bombeiros, no 192.
Veja abaixo a nota da Equatorial:
A Equatorial Piauí informa que a chuva que atingiu Teresina na tarde desta sexta-feira (24), acompanhada de fortes ventos, provocou diversos danos no sistema elétrico da capital. Foram identificadas várias árvores caídas sobre as estruturas de distribuição de energia, derrubando postes e partindo cabos. Por conta da complexidade, são necessárias equipes especializadas para reconstrução da rede danificada e posterior restabelecimento da energia aos clientes impactados, o que aumenta o tempo de atendimento dessas ocorrências.
A distribuidora informa ainda que os eventos climáticos de hoje provocaram um aumento do volume das ocorrências acompanhadas diretamente por seu Centro de Operações Integradas (COI). Manobras automáticas também estão sendo realizadas para restabelecer o fornecimento de energia em grandes blocos de carga e clientes que prestam serviços essenciais como àqueles que prestam serviços de saúde.
A concessionária reforça que aumentou em 200% o volume de equipes em campo para atendimento das ocorrências desde o início das chuvas, para restabelecimento do fornecimento de energia no menor espaço de tempo possível. Os trabalhos continuam até que 100% dos clientes impactados tenham o serviço normalizado.
Em caso de cabo partido e quando árvores caírem sobre a rede elétrica, a Equatorial Piauí orienta seus clientes a não se aproximarem, isolar a área e entrar em contato com a empresa.
Os clientes podem entrar em contato com a distribuidora por meio do telefone 0800 086 0800, pela assistente virtual Clara, no WhatsApp (86) 3228-8200, no site equatorialenergia.com.br e aplicativo Equatorial Energia.
Fonte: Portal A10+