Codevasf promove IX Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura Apoiados no Norte do Piauí - Economia
PSICULTURA

Codevasf promove IX Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura Apoiados no Norte do Piauí

Projeto da Codevasf incentiva comercialização de tilápia no Piauí


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizará o IX Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura Apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí. O evento, aberto ao público, acontecerá no próximo dia 08 de dezembro, em Parnaíba (PI), e será transmitido pelo canal da Codevasf no YouTube.

A programação terá início às 9h e contará com a participação de técnicos e produtores que discutirão os seguintes temas: Gestões econômicas e produtivas aplicadas à piscicultura; Reprodução, Produção e Valor Comercial de espécies nativas na aquicultura.

Na abertura, o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra, abordará as ações de pesca e aquicultura desenvolvidas no estado do Piauí. “O Encontro de Projetos de Aquicultura e Pesca é hoje uma referência na base de planejamento e desafios encarados pela Codevasf. Funciona como um termômetro ou indicador das decisões e ações. É uma programação que já está no nosso calendário anual”, afirma o superintendente.

Em uma das palestras, será abordado o tema "Como ganhar dinheiro na piscicultura", que tem como objetivo mostrar ao produtor como elaborar um bom planejamento para maximizar seus ganhos por meio da otimização de fatores de produção disponíveis, como capital físico e capital financeiro, a fim de dar previsibilidade à sua renda tanto no valor como em frequência. "Vamos falar, também, de problemas existentes em unidades de piscicultura que devoram a renda do piscicultor e acabam desestimulando a continuidade do produtor na atividade", completa o analista da Codevasf Francisco Gomes.

A segunda mesa redonda abordará, pela primeira vez, o potencial das espécies nativas para a aquicultura, destacando o pacamã, o camarão pitu e o curimatã. Os tópicos principais das palestras são o manejo de produção (larvicultura e engorda), as pesquisas que já estão sendo realizadas e os desafios para a consolidação da produção comercial desses pescados por meio da aquicultura.

O chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf em Pernambuco, Rozzano Figueiredo, comenta sobre o assunto que será abordado em sua palestra: "Iremos falar sobre a espécie de peixe pacamã, uma espécie do rio São Francisco, abordando sua reprodução e suas potencialidades para o cultivo comercial", explica.

Fonte: Ascom


Dê sua opinião:

Fique conectado