Piauí bate próprio recorde com abertura de mais de 36 mil novas empresas e lidera ranking nacional de agilidade - Economia
ECONOMIA

Piauí bate próprio recorde com abertura de mais de 36 mil novas empresas e lidera ranking nacional de agilidade

Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), entre janeiro e novembro foram abertas 36.671 empresas no estado


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O estado alcançou um novo marco em eficiência e desburocratização, além de registrar saldo positivo na formalização de novos negócios. Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), entre janeiro e novembro foram abertas 36.671 empresas no estado. O número representa um saldo positivo na formalização de novos negócios e já supera o total registrado em todo o ano passado, quando foram constituídas 30.840 empresas. A expectativa é de que, com os registros de dezembro, o Piauí encerre o ano com quase 40 mil novas empresas abertas.

Ainda conforme a Jucepi, entre as empresas formalizadas neste ano, 25,592 correspondem a microempreendedores individuais (MEIs) registrados pela Receita Federal. Já 11,079 empresários se formalizaram diretamente por meio da Junta Comercial.

 
Piauí bate próprio recorde com abertura de mais de 36 mil novas empresas e lidera ranking nacional de agilidade Divulgação
 

Record no registro empresarial

O Piauí alcançou um novo marco em eficiência e desburocratização: no mês de abril, o estado reduziu o tempo médio de registro de empresas para apenas 16 minutos, superando seu próprio recorde anterior de 45 minutos, segundo dados divulgados pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Conforme a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, a meta é continuar inovando para tornar o processo de abertura de empresas cada vez mais eficiente e seguro, a fim de atender as expectativas do empresariado do Piauí.

Além de beneficiar o empreendedor, o novo tempo de registro refletiu diretamente na economia local, ao estimular a formalização de novos negócios e gerar mais oportunidades de emprego e renda. Com isso, o Piauí se destaca como um dos estados mais preparados para apoiar o crescimento do setor produtivo.

“No mês de abril, batemos o nosso próprio recorde; foram apenas 16 minutos para constituir uma empresa no estado. Isso é o Piauí! Isso é resultado de um governo comprometido, de um gestor que está atento a esse mercado, a esse espaço, a esse ambiente de negócios, enxergando o que queremos: um Piauí forte, seguro e com uma economia cada vez mais crescente”, destacou a presidente da Jucepi.

Agilidade e tempo

O Piauí também alcançou um marco histórico no tempo de abertura de empresas ao registrar, pela primeira vez, apenas 5 horas e 37 minutos no Ranking Geral no mês de junho, conforme dados da Redesim. O Estado, que já era campeão nacional com um tempo médio de 16 minutos para o registro empresarial, também assumiu a liderança no tempo total de abertura de empresas, indicador que considera a participação dos municípios no processo.

Com resultados expressivos e um ambiente de negócios cada vez mais moderno, ágil e integrado, o Piauí consolida sua posição de referência nacional na formalização empresarial. O desempenho da Jucepi reforça o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, tecnologia e desburocratização, fortalecendo a economia e abrindo caminho para que cada vez mais piauienses realizem o sonho de empreender com segurança, rapidez e confiança.

Fonte: Governo do Estado do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gostou do jornalista Matheus Oliveira à frente do telejornal Piauí no AR?

ver resultado