Procon lança painel para orientar consumidores sobre compras no período da Black Friday - Economia
SAIBA COMO CONSULTAR

Procon lança painel para orientar consumidores sobre compras no período da Black Friday

Material foi criado após fiscalização do órgão em lojas durante as semanas que antecederam a sexta-feira promocional


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Ministério Público lançou uma ferramenta que permite aos consumidores compararem os preços dos produtos durante a Black Friday de 2023. A meta visa impedir que consumidores caiam em fraudes durante a ação promocional que será realizada nesta sexta-feira (24). A plataforma foi desenvolvida pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).  

Black Friday
Rovena Rosa / Agência Brasil

   

De acordo com o Procon, para atrair os clientes, lojistas intensificam durante as últimas semanas que antecedem a sexta-feira promocional, a divulgação de preços mais baixos dos produtos que são comercializados nos estabelecimentos.

Por esse motivo, fiscais do Procon saíram em campo no período de 7 a 9 de novembro deste ano para fiscalizar lojas físicas de Teresina e conferir o valor real de produtos mais procurados pelos consumidores nesse período. Segundo o coordenador técnico do Procon/MPPI, Edivar Carvalho, os dados coletados foram inseridos no Painel para que o consumidor possa verificar se o preço não está sendo “maquiado”.

“Nós orientamos que o consumidor consulte o painel antes de comprar e, havendo qualquer discrepância ou maquiagem do valor do bem, ele pode fazer a denúncia por meio dos canais disponíveis no Painel. A função do Painel é prevenir que o consumidor tenha danos nesse período”, enfatizou Edivar Carvalho.

Para navegar, o consumidor precisa clicar na barra lateral e escolher, no menu, o serviço que deseja. Por meio dele também é possível acompanhar dicas do Procon para evitar cair em fraudes; conferir a reputação de empresas nacionais pelo ranking de resolutividade das lojas de comércio eletrônico e ter acesso aos canais para reclamação, caso o consumidor se sinta prejudicado.

Acesse o painel aqui

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado