Aluno da rede estadual é aprovado em 1° lugar no curso de Medicina da UFPI - Educação
APROVAÇÃO

Aluno da rede estadual é aprovado em 1° lugar no curso de Medicina da UFPI

O estudante ganhou várias medalhas em olimpíadas de conhecimento e é considerado aluno prodígio pelos professores


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O estudante Francisco Rafael Gomes Lima foi aprovado em 1º lugar no curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Ministro Petrônio Portella. Ele é estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí. 

Francisco é considerado um aluno prodígio pelos professores e já conseguiu cinco medalhas de bronze em Olimpíadas de Conhecimento, entre elas a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ele também foi medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Química- etapa estadual (OBQ-PI), medalha de bronze na última Obmep e medalha de bronze no Torneio Nacional de Educação Financeira. 

  

Aluno da rede estadual é aprovado em 1° lugar no curso de Medicina da UFPI Reprodução

   

O estudante passou em primeiro lugar de cotas para medicina e conta que sempre gostou de estudar e que as olimpíadas que participou ajudaram na preparação para o Enem. A aprovação representa um meio de conseguir dar uma boa vida para a família.

“Depois que eu vi aonde a Educação poderia me levar, fui só buscando mais conquistas. Antes eu não gostava das disciplinas de Ciências da Natureza, só gostava de Biologia, mas aí comecei a gostar de Física e me apeguei, principalmente porque foi uma das matérias sensacionais que eles tiveram a ideia de colocar na Olimpíada Nacional de Ciências, que realmente é muito legal. Então, com a ajuda dos meus professores, me dediquei a essa e outras olimpíadas que me ajudaram muito no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Agora que passei para Medicina, vou conseguir dar uma boa vida à minha família, que é o principal pilar de tudo isso”, relatou Francisco Rafael.

Para o professor de química da instituição, Adelino Quaresma, a aprovação de Rafael é resultado do bom desempenho do aluno e como forma de encorajamento busca estar sempre disponível para tirar dúvidas dos estudantes. "Eu vejo em cada um dos meus alunos tudo aquilo que sonhava para mim. Eu hoje estou vendo essa realidade, colhendo o fruto que foi plantado lá atrás", contou.

Resultados

O resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado nesta terça-feira (28). Os estudantes aprovados devem efetuar as matrículas entre 02 e 08 de março. O prazo para participar da lista de espera inicia hoje e segue até o dia 08 de março. No Piauí, foram ofertadas mais de 6 mil vagas na Uespi, UFPI e UFDPar. 

Aprovados

Em publicação nas redes sociais, o governador Rafael Fonteles (PT) parabenizou os estudantes da rede estadual aprovados em primeiro lugar nas universidades. Ele também destacou que a importância da educação e da educação pública de qualidade na aprovação dos estudantes.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado