📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Os estudantes da rede estadual do Piauí que foram medalhistas de ouro na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) receberam a premiação durante cerimônia nacional, com a presença do presidente Lula, realizada no Rio de Janeiro (RJ), nessa terça-feira (11). O Piauí conquistou 12 medalhas de ouro, sendo 3 de alunos da rede estadual.
Os medalhistas da rede pública são Francisco Vinicius Machado Vieira, Gleyson Fernandes Machado e Alex Veras Vieira, estudantes do Centro Ensino Tempo Integral Augustinho Brandão, no município de Cocal dos Alves.
Alex Veras, que integra a primeira turma de graduação do IMPA Tech, afirmou que foi gratificante receber a medalha de ouro, após uma menção honrosa e muita dedicação. Ele também falou sobre o evento que reuniu estudantes de todo o Brasil.
“Depois de receber a menção honrosa na OBMEP e estudar muito, foi gratificante conquistar a medalha de ouro. O evento foi muito legal, pois eu pude ver alguns amigos e conhecer outras pessoas. Não estava esperando tanto assim, já que foi a minha primeira vez como medalhista nacional”, descreveu.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, parabenizou os estudantes e ressaltou a importância das Olimpíadas no desenvolvimento educacional dos jovens. Nesta edição, os estudantes Seduc conquistaram 43 medalhas e 357 menções honrosas.
“A Seduc intensificou a preparação dos estudantes das escolas da rede estadual para a OBMEP, por meio do Torneio de Matemática (TME²) e da Jornada Especial de Matemática, ações do Seduc Olímpica que tem o objetivo de alavancar o desempenho dos estudantes em olimpíadas nacionais do conhecimento”, ressaltou o gestor.
A OBMEP é a maior competição científica do país promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Portal A10+