Governador anuncia matrículas para novos cursos profissionalizantes em 150 escolas do Piauí - Educação
EDUCAÇÃO

Governador anuncia matrículas para novos cursos profissionalizantes em 150 escolas do Piauí

Rafael Fonteles fez o anúncio nas redes sociais, ao participar de evento do Governo Federal que estimula o ensino em tempo integral


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta sexta-feira (12), em suas redes sociais, que 150 escolas de ensino médio do Piauí vão abrir matrículas para novos cursos profissionalizantes a partir de segunda-feira (15). A iniciativa faz parte de uma das metas para a educação do Piauí, que é a ampliação da oferta de cursos técnicos de nível médio no âmbito do Programa Acelera Seduc. Cerca de 10 mil estudantes serão beneficiados. 

Governador Rafael Fonteles durante evento no Ceará Reprodução
   

Para o governador, o ensino profissionalizante facilita o acesso do aluno ao mercado de trabalho e ao emprego. “É mais uma oportunidade de garantir a capacitação dos nossos jovens em áreas que estão crescendo, para que eles consigam espaço no mercado de trabalho e possam ajudar nosso estado a se desenvolver”, disse Rafael.

De acordo com o secretário de Educação, Washington Bandeira, cinco cursos serão oferecidos nessas escolas: desenvolvimento de sistemas com ênfase em inteligência artificial, marketing digital, programação de jogos, turismo com ênfase em empreendedorismo e energias renováveis. A partir de segunda-feira, os alunos já poderão procurar as escolas para fazer a matrícula.

A declaração do governador aconteceu em Fortaleza (CE), ao participar do lançamento, pelo presidente Lula, do Programa Escolas de Tempo Integral, que tem como o objetivo ampliar em 1 milhão de matrículas a oferta de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil. O evento teve a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e de vários governadores.

Rafael destacou que o Piauí saiu na frente em relação ao ensino em tempo integral, já que até 2025 todas as escolas públicas da rede estadual de ensino médio serão em tempo integral e terão também ensino profissional e técnico. “Tenho orgulho de dizer que o Piauí está em sintonia com as diretrizes nacionais e focando no que muda o nosso futuro: a educação”, afirmou o governador.

Em janeiro deste ano, o Governo do Piauí ofertava ensino integral em 96 escolas de ensino médio, e vai expandir a modalidade para mais 104 até o final do ano, totalizando 200 unidades este ano. Destas 200, 150 ofertarão cursos técnicos e profissionalizantes.

Tempo integral em nível nacional

O Programa Escolas de Tempo Integral busca viabilizar a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica. O Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE 2022 mostra que o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública brasileira caiu de 17,6%, em 2014, para 15,1% em 2021.

Para ampliar a oferta de matrículas em tempo integral, o programa vai repassar R$ 4 bilhões para que estados e municípios possam expandir essas matrículas em suas redes. A ação é destinada a todos os entes federados, que poderão aderir e pactuar metas junto ao MEC, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado