Níveis de instrução e de frequência de crianças em creches aumentam no Piauí, aponta IBGE - Educação
EDUCAÇÃO NO PIAUÍ

Níveis de instrução e de frequência de crianças em creches aumentam no Piauí, aponta IBGE

Dados da PNAD Contínua mostraram ainda os indicadores de alunos em escolas públicas e a taxa de analfabetismo no estado


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O IBGE divulgou nesta sexta-feira (22) uma série de dados relacionados à educação no estado. Dentro os indicadores estão os de nível de instrução da população piauiense e da frequência das crianças em creche, que aumentaram. Os números do instituto mostram ainda que o Piauí tem o 3º maior indicador do país de alunos estudando em universidades públicas e que a taxa de analfabetismo reduziu em 2023.

Nível de instrução da população

Segundo os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o nível de instrução da população tem apresentado um crescimento contínuo na série histórica, de 2016 a 2023. No Piauí, a proporção de pessoas de 25 anos ou mais que concluíram no mínimo o ensino médio manteve uma trajetória de crescimento desde 2016, quando esse indicador foi de 32,6%, tendo chegado a 42,7% em 2023.

  

Níveis de instrução e de frequência de crianças em creches aumentam no Piauí, aponta IBGE
Reprodução

  

Mesmo com o crescimento, o indicador do nível de instrução do Piauí é o 3º menor do país, superando apenas Alagoas (42,2%) e Paraíba (41,4%). Os estados com maiores indicadores são Distrito Federal (73,6%) e Rio de Janeiro (65,1%).

Frequência de crianças em creches

No Piauí, em 2023, a taxa de frequência à creche entre as crianças de 0 a 3 anos foi de 36,9%, inferior à média brasileira de 38,7%. Comparando com o ano de 2016, que a taxa foi de 22%, percebe-se um crescimento de 76%. Apesar desse crescimento, ainda não foi atingida a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) que preconiza que até 2024 o atendimento deveria ser, no mínimo, de 50% das crianças. 

Alunos em escola pública

Os resultados da pesquisa apontam que no Piauí, em 2016, o indicador de alunos que estavam em curso superior em universidades públicas chegava a 44,7% do total de alunos de nível superior do estado, posicionando o Piauí em 2º lugar no país. Em 2023, o indicador do estado caiu para 42,1%, deixando o Piauí na 3º colocação. Assim, em 2023, a maior parte dos alunos de curso superior, cerca de 57,9%, estudavam em instituições de ensino particular.

  

Piauí tem o terceiro maior indicador do país de alunos estudando em universidades públicas
Divulgação/UFPI

   

Taxa de analfabetismo

Em 2023, no Piauí, a taxa de analfabetismo em pessoas de 15 anos ou mais foi de 13,3%, apresentando uma queda de 1,5 ponto percentual quando comparada à taxa registrada em 2022, de 14,8%. Ao longo da série histórica, a partir do ano de 2016, quando a taxa de analfabetismo havia sido de 16,1%, percebe-se uma queda gradual ano a ano. Mesmo com a queda na taxa, o Piauí é o segundo estado com a maior taxa de analfabetismo, ganhando apenas de Alagoas, que tem uma taxa de 14,2. O local que menos apresenta números de analfabetos é o Distrito Federal, com uma taxa de 1,7%.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado