Pais e alunos protestam contra decisão da UESPI de não ofertar vagas no Sisu 2023.1 - Educação
PREJUÍZO

Pais e alunos protestam contra decisão da UESPI de não ofertar vagas no Sisu 2023.1

Uma segunda audiência será realizada nesta terça-feira (29) entre Ministério Público, UESPI, pais e alunos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A notícia de que a Uespi só ofertará vagas para novos alunos a partir de setembro de 2023 afetou alunos que pretendiam ingressar na instituição por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1. Na manhã desta terça-feira (29) um grupo se reuniu na frente do Ministério Público do Piauí para protestar a decisão.

A mãe de um dos alunos que pretendia ingressar na instituição, Francialza Verás, afirmou que uma audiência foi realizada com representantes do Ministério Público, da UESPI e pais, alunos para buscar soluções. Uma segunda audiência será realizada nesta terça-feira (29), na sede do MP-PI. 

  

Pais e alunos protestam contra decisão da UESPI de não ofertar vagas no Sisu 2023.1 Eduarda Araujo / TV Antena 10

   

“Vieram os representantes dos pais, alunos e UESPI. Ficamos a par do que motivou eles a cancelar o período. A causa principal que eles alegam é a pandemia, afirmam que o calendário está bastante atrasado. Os nossos filhos terão prejuízo, os nossos filhos não terão acesso a aquilo que eles estão estudando há um ano, dois anos, que são a concorrer as vagas do curso da Estadual”, afirma Francialves Veras à TV Antena 10. 

Ela também conta que uma solução apresentada pela UESPI foi que os pais apresentassem a instituição uma proposta para manutenção do período de ingresso. Em meio a críticas, um grupo de pais se reuniu e contratou uma pessoa especializada na área da educação para montagem da proposta. Para o estudante Guilherme Saraiva, a notícia abalou diretamente aos alunos que realizaram o ENEM no último domingo (20). 

“A gente acaba ficando muito prejudicado. Essa notícia saiu na sexta e faríamos a prova no domingo (ENEM). Estudamos o ano interior pensando na quantidade X de vagas, trabalhamos a nossa nota trabalhando o peso de cada universidade”, lamenta. 

Entenda o caso 

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) divulgou uma resolução em que anuncia que a instituição não ofertará vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1. O programa usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar alunos que estudarão em instituições de ensino públicas. 

Ao A10+, a Uespi confirmou a informação e citou que só receberá novos alunos em 2023.2. A instituição citou que a decisão ocorreu por conta da adequação do calendário universitário ao civil para o ano que vem.

A resolução aprovou o cancelamento do período 2023.1 da Uespi para a adequação ao calendário anual. A instituição informou que a medida não afetará as atividades acadêmicas e que somente haverá uma alteração na nomenclatura do semestre.

No dia 28 de fevereiro, serão abertas as inscrições do Sisu, que poderão ser realizadas até o dia 3 de março. No dia 7 de março, o resultado poderá ser conferido na página do Sisu.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado