📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Abdias Queiroz, de 88 anos, pioneiro do judô no Piauí, morreu na tarde deste sábado (17) após complicações de um procedimento cirúrgico na região do abdômen. O sepultamento aconteceu neste domingo (18), no Cemitério Jardim da Ressurreição, em Teresina.
Cearense de Quixadá, ele chegou à Teresina no início da década de 1970 para trabalhar como instrutor de defesa pessoal da Polícia Militar do Piauí. Após se estabilizar, trouxe a família do Ceará, e começou a ensinar judô aos filhos, em casa. Formou nove filhos faixas-pretas e ajudou a disseminar o judô pelo estado.
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em nota, enalteceu o legado deixado por ele para o esporte e prestou solidariedade aos familiares e amigos.
“A CBJ enaltece o legado deixado por Abdias Queiroz na promoção da filosofia e dos valores do judô e se solidariza aos familiares, amigos e alunos do professor nesse momento difícil de dor e despedida”, disse.
Por seus feitos, Abdias Queiroz recebeu diversos reconhecimentos, entre eles, o título de cidadão piauiense em 2015 e a oportunidade de conduzir a tocha olímpica, em sua passagem pelo Piauí, nas olimpíadas do Rio em 2016.
Fonte: Portal A10+