📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Governo do Piauí acionou o gabinete de crise e uma Força-tarefa está atuando no município de Picos, ao Sul do estado, após forte chuva nesse domingo (29). O temporal causou alagamentos, deslizamentos, e algumas famílias foram removidas de suas casas por motivos de segurança.
"A Defesa Civil segue monitorando. O Governo do Estado acionou o gabinete de crise que envolve a Seinfra, Sasc e a Segov. Já encaminhou também uma equipe de engenheiros para fazer uma vistoria prévia. Uma equipe de assistentes sociais também fará acompanhamento das famílias impactadas. O cenário é de estabilidade, haverá uma chuva, mas sem grande impactos", afirmou o diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí, professor Werton Costa ao A10+.
As ocorrências no município iniciaram por volta das 5h30, de ontem. “O primeiro registro foi no bairro São Vicente, quando um deslizamento de terra acabou atingindo quatro residências. Os moradores foram retirados com segurança e sem ferimentos. Todas as casas envolvidas no incidente foram isoladas”, explicou o capitão Allison Rangel, comandante do 4º grupamento do Corpo de Bombeiros.
Em seguida, por volta das 6h13, bombeiros militares fizeram a retirada de uma pessoa que acabou ficando ilhada em uma residência no bairro DNER, devido a um alagamento.
Às 6h27, foi registrado um desabamento de encosta no bairro Centro, e às 8h45, um deslizamento de terra no bairro Paroquial, que resultou na queda de um muro de contenção que danificou parte de uma residência. A área foi isolada e os bombeiros militares fizeram as orientações necessárias aos moradores da região. Nenhuma pessoa ficou ferida.
No decorrer do dia, as equipes atuaram na busca e salvamento, fazendo a retirada de moradores das áreas de risco, bem como a retirada de alguns bens materiais que ficaram dentro de residências atingidas. Além disso, os militares também trabalharam em ações preventivas como no isolamento de locais atingidos pelos deslizamentos, e prestando orientação aos populares para que evitem entrar em áreas alagadas.
Segundo a Defesa Civil, aos moradores que tiveram suas casas isoladas devido ao risco de novo desabamento, foi orientado que, nesse momento, procurem um lugar seguro para ficar provisoriamente. Das 5h às 18h de domingo (29), foram registrados oito atendimentos em decorrência da forte chuva e 11 pessoas foram resgatadas de áreas de risco.
“Além dos atendimentos operacionais, o Corpo de Bombeiros Militar realizou o acionamento da Defesa Civil, que prestará apoio no que diz respeito ao envio de profissionais que verificarão as condições dos locais afetados, e após análise e monitoramento, farão os procedimentos necessários para devolver a tranquilidade e normalidade dessa comunidade”, concluiu o comandante do 4º grupamento do CBMEPI em Picos, capitão Allison Rangel.
Fonte: Portal A10+ com informações do Governo do Piauí