Bolsonaro completa dois meses preso com pressão de aliados contra condenação e ida para domiciliar - Geral
BRASIL

Bolsonaro completa dois meses preso com pressão de aliados contra condenação e ida para domiciliar

Aliados seguem em caminhada até Brasília e preveem novo ato; político está na Papudinha, após semanas na PF e internação


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completou dois meses preso nesta quinta-feira (22), em meio a um movimento de aliados contra a condenação por tentativa de golpe de Estado e com pressão para que ele deixe a Papudinha e passe para a prisão domiciliar.

Aliados políticos fazem, há quatro dias, uma caminhada para protestar contra a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que sentenciou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão. O ato começou na cidade de Paracatu, em Minas Gerais, e tem como destino Brasília.

  
Bolsonaro completa dois meses preso com pressão de aliados contra condenação e ida para domiciliar
Tânia Rego / Agência Brasil
 
 
 

A ação também busca pressionar a liberação de Bolsonaro à prisão domiciliar. Paralelo ao ato, aliados apostam na perícia médica como justificativa para que o ex-presidente deixe de cumprir pena no complexo militar da Papuda, em Brasília.

Advogados do ex-presidente querem uma avaliação para que a PF avalie se há risco de morte súbita, conforme têm sido apontado por advogados do ex-presidente.

A defesa relata uma preocupação com a combinação de doenças cardiovasculares e respiratórias e questiona se essa associação aumenta o risco de arritmias potencialmente fatais, infarto e acidente vascular cerebral.

Parte da lista de questionamentos foi vetada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Entre 39 perguntas apresentadas por advogados à perícia, seis ficaram de fora pela justificativa de que extrapolariam limites da perícia e poderiam permitir uma análise “subjetiva”.

Bolsonaro preso

O ex-presidente foi levado preso a sede da Superintendência da PF (Polícia Federal), em Brasília, no último 22 de novembro. À época, a prisão se deu de forma preventiva.

A penalidade foi aplicada por ele ter tentado romper a tornozeleira eletrônica que usava desde agosto. Bolsonaro admitiu ter utilizado ferra de solda contra o aparelho.

Com a conclusão do julgamento por tentativa de golpe, a pena se tornou definitiva. Bolsonaro foi condenado aos 27 anos de prisão, com pena ainda na sede da PF.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu na última semana pela transferência para o prédio militar do presídio federal em Brasília, a Papudinha. O cumprimento de pena no local começou na última quinta-feira (15).

Prisão domiciliar

Aliados defendem que a pena de Bolsonaro passe a ser cumprida em casa, pela justificativa de cuidados de saúde. Desde que foi preso, Bolsonaro passou por procedimentos médicos e chegou a ficar internado por uma semana em um hospital de Brasília.

A defesa do mandatário tem citado, também, a idade de Bolsonaro. Um dos pedidos utilizados tem sido o argumento de isonomia jurídica, a exemplo do caso de do ex-presidente Fernando Collor, que teve sua pena convertida em prisão domiciliar pelo próprio ministro Alexandre de Moraes devido à idade avançada.

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta do A10Cast, podcast da TV Antena 10?

ver resultado