📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Corpo de Bombeiros realizou força-tarefa e conseguiu combater o incêndio de grande proporção em área de vegetação na cidade de Batalha, no interior do Piauí. As chamas, que iniciaram no sábado (11), assustaram populares, devido a proximidade com residências, e atingiram uma área estimada de 130 hectares.
Os focos foram extintos após 16 horas de combate. De acordo com o sargento Thiago, bombeiro militar da guarnição de incêndio da Operação Protetor dos Biomas, os militares enfrentaram alguns desafios durante a operação.
“Com apoio do monitoramento via satélite, atendemos os bairros Santa Cruz e Santa Fé, localizados em regiões mais altas, de morros íngremes, mata seca e de difícil acesso. Para o combate, utilizamos água, sopradores, e técnicas de contra-fogo, que possibilitaram o combate tanto na região de mata quanto na região urbana. Os prejuízos registrados, foram ambientais, com a queima de vegetação e queima de parte de um pasto. Ninguém se feriu e o fogo não atingiu as residências”, garantiu o sargento Thiago.
A coordenação estratégica de ações no município, realizada pela Secretaria de Segurança Pública, e pelo comando operacional do Corpo de Bombeiros, também reforçou a operação.
“Quando o fogo começou a avançar em direção às residências, todas as equipes envolvidas, incluindo o 6º grupamento de Piripiri, e os militares da guarnição dos protetores dos biomas, chegaram no local com rapidez e deram suporte ao combate, que já vinha sendo realizado pelo subgrupamento de Esperantina. O excelente tempo-resposta possibilitou essa proteção do patrimônio da população”, esclareceu o Cabo Albuquerque, bombeiro militar e integrante da coordenação da Operação Protetor dos Biomas 2025.
No momento, equipes do Corpo de Bombeiros Militar continuam no município, realizando através de satélite, o monitoramento de focos de incêndio ainda ativos, mas já controlados. “Cada foco controlado representa o resultado dessa integração, da inteligência no planejamento, e na dedicação das equipes que estão na linha de frente, protegendo vidas, comunidades e o meio ambiente”, finalizou o sargento Thiago.
As ações ocorreram por meio de equipes do 3º subgrupamento, que solicitou apoio para a guarnição de incêndio da Operação Protetor dos Biomas 2025, e para as equipes do 6º grupamento de Bombeiros Militar do CBMEPI, na cidade de Piripiri.
Fonte: Portal A10+ com informações do Corpo de Bombeiros