📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O comandante da Polícia Militar do Piauí, o coronel Scheiwann Lopes, participou do Bancada Piauí, na TV Antena 10, nesta quarta-feira (21), e falou sobre a nomeação dos novos policiais e como será a distribuição desse novo contingente policial para melhorar a segurança em todo o Estado. Além de estratégias para barrar a criminalidade.
“É a primeira vez que a PM realiza um curso de formação dessa magnitude, são mais de 1100 formandos no dia 23 no Parque de Exposição, um evento desse mobiliza muita gente. A Polícia Militar vai celebrar a chegada desses novos irmãos de farda que vão reforçar significativamente as filiais da corporação” , declarou.
Anna Paula Couto/ A10+
O comandante comentou que com a incorporação de novos profissionais para a polícia, o contingente total vai ficar em torno de 7.500 policiais para reforçar a segurança em todo o Piauí, mas principalmente no interior.
“Nós temos em torno de 5500 policiais, com mais mil agora e em ato contínuo vão convocar outros 500… vão ficar em torno de 7500 policiais. Esse concurso é feito basicamente para reforçar o interior, mas por necessidade do serviço e com mudança da lei, que criou o cadastro reserva, o edital foi reformulado e por entender a demanda da capital que o grande gargalo que nós temos hoje na questão de criminalidade está concentrado em 12 municípios”, disse.
Lopes ainda destacou que o reforço policial será principalmente em Teresina e no extremo norte do Estado, locais que, segundo ele, estão concentradas a maior parte dos crimes. Ele também disse que a meta é colocar no mínimo 6 policiais em cada cidade do interior.
“Nós temos 224 municípios, se você pegar a questão de concentração, cerca de 70% a 80% da criminalidade o percentual está concentrado em 12 cidades, a maioria em Teresina e no extremo norte, que é o nosso foco. A ideia nesse primeiro momento é deixar no mínimo 6 policiais em cada cidade menor, que o GPM, e até o final desse governo do Rafael Fonteles nós queremos que esse contigente seja aumentado para a casa de 8 policiais do GPM em cada cidade, mas também reforçando as companhias e os batalhões, sobretudo esse foco que é a capital e o extremo norte do estado”, comentou.
Questionado por telespectadores do telejornal se existe previsão para o início do curso de formação para os classificados em cadastro reserva, o comandante disse que deve iniciar em meados de agosto.
Anna Paula Couto/ A10+
O comandante Scheiwann Lopes também anunciou as novas iniciativas da Polícia Militar, que com a incorporação dos novos profissionais serão intensificadas, como o motopoliciamento, um batalhão de choque e a patrulha cidadã, que ainda será lançada.
“Vislumbrando a parte técnica e profissional, porque eu preciso de pessoas especializados em especificidades sobretudo para a capital para a gente reforçar o policiamento e botar para rodar a totalidade de motos que nós temos, que é uma cobrança da sociedade, o choque, que é uma demanda necessária e urgente, e também a inovação iremos lançar depois da chegada das novas viaturas: a patrulha cidadã”, destacou.
Fonte: Portal A10+