CRM-PI repudia salários ofertados em concursos e pede que médicos não participem - Geral
PISO SALARIAL

CRM-PI repudia salários ofertados em concursos e pede que médicos não participem

Em nota, Conselho informa que salários ofertados desvalorizam a profissão


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) divulgou nota pedindo aos médicos piauienses que não participem de concursos públicos que não atendam ao piso salarial estabelecido para a categoria. Segundo o CRM, eles receberam muitas denúncias e queixas de concursos públicos municipais oferecendo salários abaixo que o piso.

Na nota, eles informam que tomaram medidas enviando diversos ofícios para as prefeituras sobre a situação. Disseram ainda que reconhecem a autonomia administrativa e financeira da gestão pública e repudiaram os valores oferecidos nos editais, alertando que desvaloriza a categoria.

  

CRM repudia salários ofertados em concursos no Piauí e pede que médicos não participem
Reprodução


“Nesse sentido, o CRM-PI, ao tempo em que repudia veementemente os valores oferecidos nos editais dos referidos concursos, orienta os médicos que não compactuem com tais ofertas de empregos, como forma de manter a qualificação da atividade profissional e a dignidade do trabalho médico”, diz um trecho da nota

Confira a nota na íntegra:

Diante das várias denúncias e queixas acerca da realização de concursos públicos municipais, estabelecendo, para o cargo de médico, salários que não atendem ao piso salarial previsto pela legislação, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) vem alertar os médicos piauienses no sentido de não compactuarem com os referidos certames.

Mesmo diante do envio de diversos ofícios às prefeituras e ciente da autonomia administrativa e financeira da gestão pública, o CRM-PI entende que é necessário alertar os médicos e as instituições sobre a importância da valorização profissional dos médicos, sob o risco de prejudicar estes trabalhadores e, por conseguinte, o próprio trabalho prestado aos municípios.

Vale lembrar que, de acordo com os Princípios Fundamentais do Código de Ética Médica (Resolução CFM n° 2.217/2018), “para exercer a Medicina com honra e dignidade, o médico necessita ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa”.

Nesse sentido, o CRM-PI, ao tempo em que repudia veementemente os valores oferecidos nos editais dos referidos concursos, orienta os médicos que não compactuem com tais ofertas de empregos, como forma de manter a qualificação da atividade profissional e a dignidade do trabalho médico.
Teresina-PI, 13 de junho de 2023.

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PIAUÍ

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual editoria do A10+ você mais gosta de acompanhar por aqui?

ver resultado