Em manifestação, estudantes ocupam reitoria da UFPI em Teresina e pedem melhorias - Geral
ATO

Em manifestação, estudantes ocupam reitoria da UFPI em Teresina e pedem melhorias

Jovens denunciam a falta de segurança, acesso à internet, manutenção básica da infraestrutura, entre outras pautas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Teresina, ocuparam nesta terça-feira (07) a reitoria universitária, durante uma manifestação que reivindica direitos e melhorias estruturais na instituição. Os discentes denunciam a falta de segurança, acesso à internet, manutenção básica da infraestrutura, entre outras pautas. 

Em nota enviada à imprensa, o movimento pede o cumprimento básico dos seus direitos dentro do campus, além de repudiar supostas represálias sofridas pelos residentes da residência universitária. “Os estudantes da UFPI vem sofrendo com a falta de segurança constante, falta de acesso a internet, falta de iluminação adequada, falta de laboratórios, falta de manutenção básica da infraestrutura, além da falta de um sistema online que funcione adequadamente”, diz o comunicado. 

  

Em manifestação, estudantes ocupam reitoria da UFPI em Teresina e pedem melhorias na instituição
Redes sociais

   

A manifestação ocorre desde às 9 horas em frente à reitoria universitária. Em seguida, o espaço foi ocupado pelos estudantes. De acordo com a manifestação, o sucateamento na universidade é generalizado e que as solicitações realizadas para a reitoria, não foram retornadas. 

“O sucateamento é generalizado. Os residentes universitários vêm sofrendo com a falta de água, internet, higienização básica e alimentação digna. As solicitações e reivindicações  feitas para a reitoria, não obtiveram respostas.  Os estudantes seguem em manifestação diante do descaso, sucateamento e falta de reajuste de investimento”, diz ainda a nota. 

  

Estudantes fazem manifestação na UFPI
Mariana Medeiros

  

O outro lado

Em esclarecimento enviado à reportagem acerca do ato estudantil, a UFPI informou que que atua de forma contínua para garantir serviços à comunidade acadêmica, mesmo diante de redução no orçamento concedido às Universidades Federais.

A respeito da falta de internet, a instituição destacou que os sistemas foram restabelecidos no último domingo e todos os esforços estão sendo feitos para o retorno do sistema Wi-Fi. Já quanto à segurança, medidas foram implementadas pela atual gestão, como melhoria na iluminação, limpeza do campus, rondas de seguranças e interlocução junto à Secretaria de Segurança estadual para atuação conjunta.

  

Manifestação em frente da reitoria da UFPI
Mariana Medeiros

   

Veja na íntegra:

Nota de Esclarecimento

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Administração Superior, informa que está sempre aberta ao diálogo com os estudantes e que atua de forma contínua para garantir serviços à comunidade acadêmica, mesmo diante de redução no orçamento concedido às Universidades Federais.

O Restaurante Universitário, a Residência Estudantil, o Alojamento de Trânsito e as bolsas para estudantes são exemplos que contribuem para a permanência estudantil na Instituição.

Em relação às reivindicações dos graduandos:

- no que tange à falta de internet no campus, a internet e os sistemas SIG foram restabelecidos no último domingo e todos os esforços estão sendo feitos para o retorno do sistema Wi-Fi.
- ⁠na Residência Universitária o fornecimento de energia e de água acontecem normalmente.
- ⁠ações de segurança foram implementadas pela atual gestão, como melhoria na iluminação, limpeza do campus, rondas de seguranças e interlocução junto à Secretaria de Segurança estadual para atuação conjunta.

A UFPI informa que respeita mobilizações pacíficas, que está sempre atenta às reivindicações e trabalha para ofertar serviços de qualidade à comunidade acadêmica.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

ver resultado