📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) divulgou os dados da Operação Natal Seguro nesta terça-feira (24). Empresas foram autuadas por venderem produtos com peso abaixo do informado na embalagem.
Ao todo, fiscais do setor da Qualidade apreenderam cerca de 50 produtos considerados irregulares, em lojas de Teresina.
O foco da Operação foram os produtos natalinos, em alta neste período: luminárias tipo pisca-pisca e mangueira, brinquedos, bicicletas de uso infantil, etc.
Após coleta em supermercados e mercadinhos, 22 produtos foram periciados no laboratório do setor de pré-medidos, com o objetivo de verificar se o peso final do produto corresponde ao informado na embalagem. Ao todo, seis marcas foram reprovadas nos testes e os fabricantes autuados, entre elas: marcas de arroz, morango com calda, bolo, chocolate e biscoito.
De acordo com a diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, a Operação Natal Seguro teve o objetivo de garantir ao consumidor mais segurança na hora de comprar os presentes natalinos, além de produtos da ceia e itens de decoração.
“Essa ação aconteceu em parceria com todos os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Os produtos apreendidos estavam lesando o consumidor e também poderiam causar danos à saúde das pessoas”, explicou.
Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvida, fazer uma pergunta ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.
Fonte: Portal A10+