📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) flagraram uma grande quantidade de lixo descartado ilegalmente, no município de Ribeiro Gonçalves, no interior do estado.
Ao verificarem o material, os fiscais encontraram várias embalagens de agrotóxicos, oferecendo risco de contaminação do solo e da água. A investigação confirmou que o terreno pertence a uma recicladora local.
A empresa foi notificada e tem 30 dias para apresentar defesa à Adapi. Essa é a primeira autuação da Adapi, em 2025, por descarte irregular. “A legislação determina que as embalagens vazias de agrotóxicos sejam devolvidas em até um ano após a compra, nos pontos de venda ou nas Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (CREVAs). Recicladoras não estão autorizadas a recebê-las ou descartá-las”, explicou o coordenador do Controle de Agrotóxicos da Adapi, Olavo Castelo Branco.
Dados
O Brasil é referência mundial na reciclagem de embalagens de agrotóxicos, com mais de 90% do material sendo reaproveitado por meio da logística reversa.
Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), o programa Campo Limpo já destinou corretamente mais de 750 mil toneladas de embalagens desde 2002 – o equivalente a 600 vezes o peso do Cristo Redentor.
Fonte: Portal A10+