FMS abre novo agendamento para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (21) em Teresina - Geral
VACINAÇÃO

FMS abre novo agendamento para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (21) em Teresina

Os imunizantes são destinados a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou que vai abrir novas vagas de agendamento para a vacinação contra a dengue, a partir das 10 horas desta terça-feira (21). Os imunizantes são destinados a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Para agendar, basta acessar o site https://vacinateresina.fms.pmt.pi.gov.br/.

Como explica a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, as vagas correspondem à sobra de vacinas, de pessoas que agendaram e por algum motivo não compareceram à vacinação. 

  

Vacinação contra a dengue Reprodução

   

“Até o momento, recebemos do Ministério da Saúde 4.866 doses, e abrimos vagas para todas elas, com o último dia de vacinação na sexta-feira (17). Hoje (20), foi feito o levantamento de saldo de doses das salas que estavam disponibilizando a vacina, e com este saldo foi possível realizar a nova abertura”, explica ela, ressaltando que após isso só será possível reabrir a vacinação quando o Ministério da Saúde enviar um novo lote de doses para o Piauí e Teresina.

O esquema da imunização contra a dengue é de duas doses, com intervalo de três meses. "Se a pessoa teve dengue recentemente, é recomendado que ela aguarde um intervalo de seis meses para iniciar o esquema vacinal", esclarece Emanuelle Dias. No momento da vacinação, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina.

Nesta segunda (20), a pediatra Laysa Lira morreu com sintomas suspeitos de dengue. A morte ocorreu 13 dias depois dela ter perdido o filho para a doença, só que na fase mais grave, a hemorrágica. A FMS está investigando ainda se a médica faleceu em decorrência das complicações de dengue. Caso seja confirmado, o Piauí terá 10 óbitos por dengue apenas em 2024. 

Fonte: Portal A10+ com informações da FMS


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o projeto aprovado pela Câmara que equipara aborto a homicídio

ver resultado