📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
(Atualizada às 12h17)
A pediatra Laysa Geovanna Soares Vilarinho Lira, de 47 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (20) sob suspeita de dengue em um hospital particular de Teresina. A informação foi confirmada ao A10+ por uma amiga da família. A medica é mãe de Rafael Lira, de 5 anos, que faleceu no dia 7 de maio deste ano vítima de dengue. O quadro dela já era considerado irreversível.
A profissional de saúde faleceu em decorrência da mesma doença que vitimou seu filho há quase duas semanas. Laysa Lira é filha do Dr. Agenor de Almeida Lira, médico e ex-prefeito de Amarante. Ela deixa o marido, o médico Ricardo Matias e um filho. Familiares e amigos estão consternados com o caso. Com o óbito confirmado, o Piauí chega ao número de 10 mortes em decorrência da dengue em 2024.
O A10+ apurou com uma fonte ligada à família que Laysa Lira passou mal no sábado (18), e logo precisou ser internada. Ao longo do domingo (19) o quadro de saúde dela foi se agravando. O filho da médica, Gabriel Lira, que estava internado com sintomas suspeitos de dengue, recebeu alta na manhã desta segunda (20).
Laysa Lira deu entrada no hospital com sintomas suspeitos de dengue hemorrágica. Ela chegou a sofrer uma parada cardíaca, foi reanimada pelos médicos, mas estava respirando com ajuda de aparelhos. Amigos e familiares ainda mantinham esperanças de que a pediatra iria sobreviver.
Moradores de Amarante e conhecidos da família Lira estão arrasados com o caso, principalmente pela fatalidade de mãe e filho morrerem em um período de apenas 13 dias. O velório e sepultamento deverão ocorrer nesta segunda-feira (20).
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lamentou o óbito e prestou condolências aos amigos e familiares de Laysa Lira. O CRM-PI também divulgou nota de pesar sobre o caso.
Fonte: Portal A10+