📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), investiu, entre 2023 e 2025, mais de R$ 300 milhões em obras no setor hídrico em todo o estado. Os recursos foram aplicados na ampliação do acesso à água, no fortalecimento da segurança hídrica e na melhoria de sistemas já existentes.
O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, destacou que a segurança hídrica está entre as principais prioridades da atual gestão e ressaltou os investimentos realizados para enfrentar os efeitos da seca.

“O governador sempre nos cobra muito a execução das obras para mitigar o problema da seca. Já investimos mais de R$ 300 milhões, entre recursos do Governo do Estado e recursos federais. Com obras de todos os portes, estamos trabalhando de Norte a Sul do Piauí, garantindo segurança hídrica e mais qualidade de vida para a nossa população”, afirmou o gestor.
Nesse período, foram concluídos 219 novos sistemas de abastecimento de água e poços. Também foram implantadas 1.300 cisternas. As ações integram a política de fortalecimento da infraestrutura hídrica no Piauí, com foco na garantia do abastecimento e na melhoria da qualidade de vida da população.
Na área de barragens, mais de 70 estruturas receberam melhorias, com ações que envolveram elaboração de projetos, limpeza, reforma, recuperação e construção. Os investimentos também incluem a elaboração de projetos e a construção de oito adutoras.
Atualmente, duas novas barragens estão sendo construídas: Atalaia e Nova Algodões. Além disso, estão em andamento os Planos de Segurança de Barragens das estruturas de Algodões II e Piracuruca.
Com a conclusão da adutora Padre Lira, em Dom Inocêncio, o Estado prepara a implantação de outras três obras: Capitão Gervásio e São Lourenço, que serão licitadas nos próximos dias, e Serra da Capivara, que aguarda aprovação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para abertura do processo licitatório. As intervenções vão ampliar a distribuição de água e fortalecer o abastecimento em diferentes regiões do estado.
Fonte: Portal A10+