Hotel Serra da Capivara é revitalizado e deve movimentar turismo em São Raimundo Nonato, Piauí - Geral
TURISMO

Hotel Serra da Capivara é revitalizado e deve movimentar turismo em São Raimundo Nonato, Piauí

O A10+ esteve na reinauguração do local que contou com a presença do governador do Piauí e outras autoridades; conheça o empreendimento


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

No Piauí, o município de São Raimundo Nonato guarda a história e a arte em paredes, ruas e figuras ilustres da região. Cada quadro, vaso e desenho fala sobre uma população que sente a importância da preservação. Com essa ideia, o Hotel Serra da Capivara foi revitalizado e entregue nesta sexta-feira (19). O local foi fundado na década de 70 e passou por diferentes transformações ao longo do tempo. Depois de um período fechado, o hotel foi reconstruído pelo processo de Parceria Público-Privada.


Para o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), a inauguração do hotel marca mais uma fase de crescimento do polo turístico e econômico da região. A ideia é que o processo de PPP se estenda para mais seis hotéis do Piauí.  

Hotel Serra da Capivara
Jade Araujo / A10+

   

“Nós estamos de braços abertos para receber mais investimentos. Passamos a ter um aeroporto internacional recentemente, conquista dos ex-governadores, presidente Lula, presidenta Dilma, um aeroporto que está no ponto de ter 10 e 20 mais voos do que têm hoje e terá. Porque quando em cadeia, esse serviço de hotelaria, serviço turístico, a promoção, agora vamos pisar no acelerador”, afirma o governador.

Diretor do hotel, James Rodrigues, explica que o projeto visou conversar sem a perda das essências do hotel. Ele pontua que agora, além de receber hospedes de todo mundo, o hotel também tem a função de servir a população local.

“Sem dúvida esse hotel que foi um grande marco por muitos anos volta a contribuir com o desenvolvimento do turismo nessa região. Região que tem recebido um crescimento exponencial, sobretudo depois que o aeroporto passou a ser ativado. O hotel tem uma infraestrutura capaz, ótimo restaurante que é aberto ao publico, espaço corporativos, auditórios, eu acho que a população local ganha através do desenvolvimento, com a geração de empregos e negócios, mas ganha também com equipamento que pode ser utilizado pela população por essas áreas de uso publico”, explica.

O Hotel Serra da Capivara possuí ainda quartos adaptados para pessoas com deficiência, além de quartos que com beliche, capazes de receber até seis pessoas em uma mesma estadia. As diárias no hotel variam entre R$ 480 e R$ 760. O espaço externo, como restaurante, banheiros, área do fumante, escritório e auditórios, podem ser utilizados por populares que desejem passar um dia na parte externa do hotel sem a utilização dos quartos. 

Processo de revitalização do hotel 

O Hotel Serra da Capivara Resort e Convention possui 50 quartos, com capacidades variadas. Ao todo, o hotel pode receber 133 hóspedes e conta com uma área externa com academia, sala de reuniões, auditório e restaurante. Esteticamente, a administração optou por preservar e revitalizar a estrutura já presente no local unido ao modelo moderno.

 

Hotel Serra da Capivara
Jade Araujo / A10+

   

De acordo com a arquiteta Dyessica Morais, o trabalho feito no local passou pela ação do retrofit. Nesse processo, foram levados em conta materiais e acabamentos, integração a natureza, respeito a arquitetura do local, sustentabilidade, experiência do hospede e acessibilidade e conforto.

“A gente tem que deixar o coração do hotel e das pessoas que aqui habitam, trabalharam e entendem que a gente precisa preservar o que é nosso. Tentamos trazer de volta com os artista locais, paisagismo, o hotel foi basicamente todo refeito nessa parte rústica, mas com modernidade. A ideia é que nosso hotel seja a própria exposição, então todo local que você anda, todo local que você vai tem um quadro, o vaso de um artista local, uma fotografia, algo que remete a arquitetura local, mas que mostre modernidade também”, explica a arquiteta.


Antes da chegada da Parceria Público-Privada (PPP) o hotel havia passado cerca de dois anos fechado. No final de 2022 foi iniciado o processo de reforma e revitalização do espaço.

“As pessoas que moram aqui elas entendem que isso é dela, mas a gente trouxe um pouco mais de conforto, modernidade e eu espero que seja tudo muito acolhido e que da nossa parte vai ser muito respeitado, como já está sendo. A ideia é que esse hotel seja um divisor de águas. Que os turistas vejam um quadro do Júnior Mesquita, uma fotografia do André e leve isso para outros municípios e países”, narra.

"A arte ainda se mostra primeiro"

No espaços do hotel e principalmente nos quartos existem diversos quadros revitalizados e novas pinturas feitas pelo artista Jr. Medeiros. Ao A10+ ele conta que há cerca de 12 anos fez os desenhos vistos hoje na parede do hotel que ali existia.

Auditório do Hotel Serra da Capivara
Jade Araujo / A10+

   

O artista, natural de São Raimundo Nonato, conta da emoção ao ser convidado a manter suas obras nos quartos e criar outras obras vistas pelos corredores e recepção do novo hotel.

“É uma grande satisfação participar da revitalização do hotel. Essas imagens estão retratadas em auto relevo, através de cimento, retratada em quadros, presentes em todos os quartos do hotel de uma maneira mais colorida para contrastar com a parte rupestre. Na fachada a gente retratou uma pedra furada estilizada para fugir um pouco do padrão. É uma honra participar e ter o trabalho reconhecido. Todos os quartos têm o mesmo padrão de pintura, sendo que 10 deles tem a pintura preservada deixando um pouco a memória do local’, conta o artista.

O Hotel Serra da Capivara possui pelos corredores painéis em auto relevo, com imagens de pinturas rupestres. Na entrada é possível notar uma pedra furada estilizada, representando o totem de entrada. Um paredão cheio de pinturas rupestres pode ser vistos na recepção do hotel. Por fim, um painel representando a fauna e flora presentes no restaurante.

Hotel Serra da Capivara
Jade Araujo / A10+

   

No auditório do hotel, em uma das paredes é possível ver estampada a frase "a arte ainda se mostra primeiro". Abaixo dela, diversas fotografias ilustram a vida na região. A ideia é que o auditório possa a cada mês ter diferentes trabalhos fotográficos expostos.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

ver resultado