Imepi apreende mais de 900 produtos falsificados em lojas no sul do Piauí - Geral
FISCALIZAÇÃO

Imepi apreende mais de 900 produtos falsificados em lojas no sul do Piauí

A verificação foi realizada em lojas de eletro e eletrônicos, papelarias, pneus e artigos para casa.


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Fiscais do setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam, nesta quinta-feira (17), mais de 900 produtos em situação irregular em fiscalização na região norte do PiauíA verificação foi realizada em lojas de eletro e eletrônicos, papelarias, pneus e artigos para casa.

Ao todo, foram apreendidos mais de 233 adaptadores para tomada, 60 pneus, 46 carregadores de celulares, entre outros itens. Também foram reprovados televisores e ventiladores. Os produtos eram falsificados e não contavam com o modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

  

Imepi apreende mais de 900 produtos falsificados em lojas no sul do Piauí
Divulgação
   

De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, os produtos retirados dos estabelecimentos comerciais causavam danos financeiros ao consumidor, além de riscos à saúde.

"Um carregador de celular ou adaptador para tomada falso podem gerar um curto-circuito ou choque elétrico fatal, um pneu inadequado pode ocasionar um acidente gravíssimo, além de diversos outros problemas financeiros e físicos para a população em geral. Esse material pirata, sem certificação do Inmetro, é extremamente danoso para o consumidor e nossos fiscais vão continuar combatendo todas as irregularidades possíveis", explica.

As multas para os empresários envolvidos dependem do porte da empresa, nível de infração e reincidência. Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.

Fonte: Portal A10+ com informações do Governo do Estado do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Após fracasso em Teresina, qual sua opinião sobre os institutos de pesquisas?

ver resultado