No Piauí, índice de analfabetismo entre pessoas com deficiência chega a 39,7%, diz IBGE - Geral
LEVANTAMENTO

No Piauí, índice de analfabetismo entre pessoas com deficiência chega a 39,7%, diz IBGE

O percentual é três vezes maior que o de pessoas analfabetas que não possuem deficiência


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência atingiu a marca de 39,7% no Piauí, já a taxa entre pessoas sem deficiência com 10 anos ou mais é de 11,8%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no estudo “Pessoas com deficiência e desigualdades sociais no Brasil (2019)". 

O levantamento mostrou que as pessoas portadoras de deficiência possuem índices de escolaridade inferiores às médias da população sem deficiência no estado. Ao todo 43% das pessoas sem deficiência possuem o ensino fundamental incompleto contra 77,3% da população com deficiência.

  

No Piauí, índice de analfabetismo entre pessoas com deficiência chega a 39,7%, diz IBGE
Reprodução
  

Em relação ensino médio incompleto a porcentagem é de 13,2% da população com deficiência para 6,9% da população sem deficiência que possuem o ensino médio completo. A diferença é maior quando comparado ao ensino superior, cerca de 13,7% da população sem deficiência possui o ensino superior completo e 4,3% das pessoas com deficiência possuem o superior completo. 

O estudo também levantou que cerca de 9,7% dos habitantes do estado possuem algum tipo de deficiência, cerca de 302 mil pessoas. O percentual de pessoas portadoras de deficiência cresce de acordo com a faixa etária, crianças de 2 e 9 anos a taxa é de 1,9% das crianças possuem alguma deficiência. Índice que chega a 50,9% entre as pessoas com 60 anos ou mais.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado