Nona fase da Operação Petróleo Real encontra irregularidades em postos do Piauí - Geral
FISCALIZAÇÃO

Nona fase da Operação Petróleo Real encontra irregularidades em postos do Piauí

Além de postos de combustíveis, foram fiscalizados revenda de botijões de gás


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A nona fase da Operação Petróleo Real fiscalizou bombas de combustíveis e postos de revenda de botijão de gás em 35 cidades do Piauí. Nessas cidades foram encontradas postos de combustíveis com medida baixa, onde o consumidor não recebe a quantidade paga. 

Segundo o Diretor-Geral do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), Maycon Danilo, nas 24 cidades na região de São Raimundo Nonato, com fiscalização em bombas de postos de combustível, dos 72 postos fiscalizados, 33 tiveram irregularidades, sendo 11 deles com medida baixa. 

  

Nona fase da Operação Petróleo Real encontra irregularidades em postos do Piauí
divulgação / Imep
  

“A medida baixa é aquela que subtrai do consumidor atrapalhando a relação de consumo e comercial. Desses 11 postos, o que me chamou atenção é que em um deles foi encontrada irregularidade de 650ml a menos em cada 20 litros. A maior irregularidade encontrada durante todos esses tempos no Imep”, afirma. 

As bombas medidoras desses postos só poderão voltar a funcionar novamente após a visita de uma empresa credenciada pelo Imep. Outras irregularidades apontadas pelo instituto foram vazamento de mangueira, grafia simbólica danificada, proteção de dígitos danificados, lacre violado medida volume, determinador sem funcionar e medida volume com vazamento. 

Além dos postos, foram fiscalizados os postos de revenda de botijão de gás (GLP) nas cidades de Dirceu, São Lourenço, São Raimundo Nonato, São Braz, Coronel José Dias, São João, Capitão Gervásio, Campo Alegre Fidalgo, Brejo, Canto do Buriti e Itaueira.

  

Operação Petróleo Real entrou em sua nona fase
divulgação / Imep

   

Nesses locais, foram fiscalizados 25 estabelecimentos, com cinco deles reprovados. “Nós encontramos botijão com peso menor do que deveria, o mais consumido é o 13kg existe uma tolerância por uma razão técnica de 350g e em um desses cinco estabelecimentos encontramos botijão com quase 2,5kg a menos lesando o consumidor. Nesse caso específico o responsável não é a revenda e sim o vazador”, afirmou o diretor. 

O Procon também esteve presente nas fiscalizações e afirmou que ao todo foram 622 postos em 122 cidades fiscalizados nas nove fases da operação. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado