OAB-PI recebe ministra Margareth Menezes e inaugura busto de homenagem à Esperança Garcia - Geral
CULTURA

OAB-PI recebe ministra Margareth Menezes e inaugura busto de homenagem à Esperança Garcia

Na ocasião, ministra anunciou ainda a liberação de R$ 20 milhões de recursos para o Estado


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A ministra da cultura Margareth Menezes em sua passagem ao Piauí prestigiou o evento de recebimento do busto da primeira advogada do Brasil, Esperança Garcia, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta terça-feira (07). Na ocasião, ela destacou a simbologia da inauguração do busto e falou sobre os projetos de incentivos da cultura para o Estado. 

"É um momento que marca a historia do Brasil, parabenizo a OAB-PI pela iniciativa e que seja assim em todos os Estados do Brasil. Nós Precisamos reconhecer a contribuição do povo negro, das mulheres negras para a sociedade brasileira para mim é um grande prazer estar aqui", disse. 

  
OAB-PI recebe ministra Margareth Menezes e inaugura busto de homenagem à Esperança Garcia Jade Araujo / A10+
 
 
 

A ministra exaltou a figura de Esperança Garcia e sua importância para a luta do povo negro, com sua história de luta e indignação contra a violência praticada com ela e seus filhos nas fazendas de algodões durante a escravidão.

"Essa história da Esperança Garcia representa a memória, a luta, a injustiça que vem sendo cometida contra o povo negro no Brasil desde os momentos da escravidão não necessariamente precisaria, se nós fôssemos uma sociedade buscando uma história nova, ter um momento para comprovar a nossa própria palavra em relação aos desmandos que o nosso povo sofreu. A verdadeira história de como o povo negro chegou aqui, de como foi tratado, já serviria de uma ação potente para a luta contra a discriminação racial, luta para que as pessoas negras possam ter os seus direitos- acesso a educação, saúde  e trabalho", declarou.

Como ministra da cultura ela reforçou que pretende fazer uma gestão aberta e levar para a vida política um pouco da realidade do setor cultural. Além disso, ela destacou os recursos que serão destinados para o Piauí através da Lei Paulo Gustavo e uma assistência na execução das políticas públicas no Estado.

  
O busto foi doado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do Piauí (Secult) Jade Araujo / A10+
 
 
 

"Nós temos R$ 20 milhões da lei Paulo Gustavo destinados para o Piauí, então nós vamos fazer juntamente com o estado do Piauí, com todos os estados do Brasil. O Ministério da Cultura vai dispor também uma assistência para auxiliar a execução das políticas públicas da Lei Paulo Gustavo e da Lei  Aldir Blanc. Precisamos entender que a cultura do Brasil é um vetor de transformação social e econômica", explicou.

No evento estavam presentes o governador do Piauí, Rafael Fonteles e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, além de representantes da cultura e do direito das mulheres e a comunidade quilombola Mimbó, que recebeu a ministra com música e danças tradicionais.

Reconhecimento

Em 1770, Esperança Garcia, uma mulher negra, mãe e escravizada escreveu uma carta para o governador da capitania do Piauí. A carta denunciava a violência e desumanização que ela, as companheiras e os filhos sofriam na fazenda de Algodões, região próxima a Oeiras.

  
OAB-PI inaugura busto em homenagem à Esperança Garcia; ministra da Cultura esteve no evento Jade Araujo / A10+
 
 
 

O documento histórico foi encontrado em 1979 no arquivo público e em novembro de 2022, o Conselho Federal da OAB reconheceu Esperança Garcia como a primeira Advogada do Brasil.

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, ressaltou a importância da história de Esperança. "É um símbolo da mulher brasileira, da mulher piauiense, de uma mulher que sofria as dores na época da escravidão, fez uma carta que revela o que ela estava passando, a realidade daquela época. A simbologia de considerar a Esperança Garcia a primeira advogada do Brasil revela os valores da pessoa humana, os valores da liberdade, a homenagem que é feita a toda a mulher brasileira e em especial também para a advocacia brasileira. Portanto, hoje é um dia muito muito especial para nós da OAB Piauí recebemos através da ministra de estado da cultura e também da Secretaria de Cultura e do governo do estado essa homenagem à Esperança Garcia porque é um reconhecimento da força da mulher brasileira, em especial da mulher piauiense", contou.

Obra de arte

O busto foi doado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do Piauí (Secult. A obra foi esculpida pelo artista piauiense, Braga Tepi.  “Para celebrar essa nova morada, temos aqui o busto, onde o Governo do Piauí convidou, para reconhecer o artista clássico piauiense, para produzir essa obra de arte e fará morada tanto aqui na sede, como na sede nacional da OAB”, comentou o secretário de cultura, Carlos Anchieta. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado