Operação do IMEPI encontra irregularidades em fios de cobre em municípios do Piauí - Geral
FISCALIZAÇÃO

Operação do IMEPI encontra irregularidades em fios de cobre em municípios do Piauí

Eliseu Martins, Manoel Emídio, Bertolina, Sebastião Leal e Uruçuí foram as cidades fiscalizadas pelo IMEPI


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Cinco municípios do Piauí foram alvos da Operação Fio Certo na última semana pelo Instituto de Metrologia do Piauí (IMEPI). Ao final da operação, foram fiscalizados 23 estabelecimentos, com 400 rolos de fios e boninas encontrando 34 reprovações. Os produtos não aprovados estavam com resistência acima da permitida, fios fora do padrão e sem certificado. 

Eliseu Martins, Manoel Emídio, Bertolina, Sebastião Leal e Uruçuí foram as cidades fiscalizadas pelo IMEPI. Segundo o diretor-geral do instituto, Maycon Danylo, as irregularidades colocavam em risco o consumidor.

  

Fiscalização realizada pelo IMEPI no Sul do Piauí
Thracy Oliveira / TV Antena 10

   

“Esses fios foram apreendidos e constatadas as irregularidades, eles eram de alumínio e todo e qualquer cabo fio tem que ter 40% de PVC e 60% de cobre e nestes foram encontrados alumínio banhado de cobre que lesam o consumidor e podem gerar vários problemas de um alto consumo de energia elétrica e sobre a questão de aquecimento de incêndio”, afirma. 

As empresas SF Flex eATNforam reprovadas pela fiscalização. Ano passado com mais de 3 toneladas apreendidas e este ano já chega a 2 toneladas. Essas infrações podem gerar multa a empresa e ao comerciante que estiver comercializando o material. 

Maycon Danylo explica que o material é complexo de se constatar a irregularidade e por isso, a orientação ao comerciante e a população em geral é pedir análise ao instituto em casa de dúvida sobre a certificação. 

“Se tem dúvida sobre esse produto ser certificado ou não você pode nos procurar aqui no IMEP que de forma gratuita nós vamos analisar o material e em 24 horas você terá o resultado”, pontua o diretor-geral.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado