📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Piauí alcançou um marco histórico no tempo de abertura de empresas, e pela primeira vez, registrou apenas 5 horas e 37 minutos no Ranking Geral no mês de junho, conforme dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O Piauí, que já é campeão nacional com um tempo médio de 16 minutos para o registro empresarial, agora também assume a liderança no Tempo Total de Abertura de Empresas, que considera a participação dos municípios no processo.
Esse resultado é fruto de um conjunto de ações estratégicas, coordenadas pela Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), com destaque para o Ranking Jucepi de Agilidade, uma iniciativa que monitora e incentiva a melhoria contínua dos serviços prestados pelos municípios. A ferramenta promove uma competição saudável e reconhece mensalmente os municípios que mais se destacam na formalização de novos negócios, contribuindo para um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo em todo o Estado.
“Estamos comprometidos em transformar o Piauí em um verdadeiro celeiro de oportunidades para quem deseja empreender. Essa marca histórica de reduzir o tempo total de abertura de empresas para apenas 5 horas é a prova concreta de que, com planejamento, tecnologia e trabalho conjunto entre as instituições, é possível modernizar a gestão pública e oferecer serviços de excelência à população”, afirmou a presidente da Jucepi, Alzenir Porto.
A parceria com as prefeituras tem contribuído para agilizar a emissão de licenças municipais, refletindo diretamente no resultado do ranking geral. Para empreendedores, o impacto é direto: o processo que antes levava dias, agora pode ser concluído no mesmo dia, oferecendo mais agilidade para quem deseja investir e gerar empregos no Estado.
Para Alzenir Porto, esse resultado reflete um esforço contínuo de modernização da junta comercial em conjunto com os municípios do Piauí. “As prefeituras desempenharam um papel fundamental ao promover a desburocratização dos processos locais, graças a isso o Piauí está mostrando ao Brasil que é possível crescer com inovação, eficiência e foco nas pessoas”, destacou a gestora.
Ranking Geral
O Ranking do tempo de abertura de empresas, divulgado mensalmente pela Receita Federal no painel “Mapa de Empresas”, mede quantas horas ou dias cada estado, capital e município brasileiros levam, em média, para concluir todas as etapas de constituição de um novo CNPJ (viabilidade, validação cadastral e registro na Junta Comercial) com dados extraídos da REDESIM.
O Ranking inclui o período em que o processo fica nas mãos do empreendedor e, hoje, aponta uma média nacional de cerca de 24 h, com variações significativas entre UFs; usado por gestores públicos e empresários. Além disso, o Ranking serve como termômetro da eficiência regulatória, guia ações de desburocratização e permite benchmarking entre entes federativos, sendo atualizado até o mês fechado mais recente.
Modernização e desenvolvimento
No mês de maio, o Piauí já havia registrado um avanço significativo, alcançando o tempo médio de apenas 7 horas e 49 minutos para a abertura de empresas em todo o estado. Agora, o feito é ainda mais impressionante: o estado superou sua própria marca e estabeleceu um novo recorde, apenas 5 horas e 37 minutos para formalizar um novo negócio.
A Jucepi tem investido fortemente em tecnologia, capacitação e parcerias institucionais para tornar o processo empresarial mais simples, transparente e seguro. Com o novo tempo médio de 5 horas, o Piauí consolida-se como referência em ambiente de negócios no Brasil, alinhado às melhores práticas de governança pública e incentivo ao empreendedorismo.
A expectativa é de que esse avanço contribua para o crescimento do número de novas empresas no estado, fomentando a economia local e reforçando o papel do Piauí como um polo emergente de desenvolvimento.
Fonte: Portal A10+