Piauí conta com 137 postos de atendimentos para emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional - Geral
FIQUE ATENTO!

Piauí conta com 137 postos de atendimentos para emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional

Até o momento, foram registradas aproximadamente 519.848 mil emissões para mulheres, o que representa cerca de 51,67% do total.


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), divulgou, nesta segunda-feira (10), os dados mais recentes sobre a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O estado alcançou o marco de 1 milhão de piauienses com o novo documento, consolidando o Piauí como o primeiro estado do Brasil a atingir 30% da população documentada com a CIN.

Atualmente, o Piauí conta com 137 postos de atendimento espalhados por 118 municípios, o que representa uma ampla cobertura no território estadual. A meta é que, até 2026, todos os 224 municípios piauienses tenham ao menos uma unidade de atendimento digital, garantindo que nenhum cidadão precise se deslocar grandes distâncias para obter o documento.

  

Piauí conta com 137 postos de atendimentos para emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional Reprodução
   

Em Teresina, existem 16 postos de atendimento distribuídos por todas as zonas da cidade, incluindo três unidades com atendimento prioritário e exclusivo: Casa da Mulher Brasileira: atendimento especializado para mulheres, com foco naquelas em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência; e duas unidades exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs).

O sucesso na emissão da nova CIN é resultado da estratégia de descentralização dos serviços, como destacou o diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Marcelo Mascarenha. "Hoje, o interior do estado emite mais carteiras de identidade do que a capital. Cerca de 70% das emissões ocorrem no interior, enquanto Teresina responde por 30%", explica o gestor.

Essa transformação na forma de atendimento já é percebida por quem utilizou o novo sistema. Evangelina Maria, moradora de Lagoa do São Francisco, a 193 km de Teresina, contou que conseguiu emitir a nova identidade de forma rápida. "Eu fiz essa identidade nova para minha aposentadoria. O atendimento não demorou, foi muito prático", disse.

  

Até o momento, foram registradas aproximadamente 519.848 mil emissões para mulheres Reprodução
   

Já Elizângela, que também é moradora de Lagoa do São Francisco, destacou a agilidade no processo. "Facilitou muito, porque antes demorava mais de 30 dias. A gente ainda precisava ir até Teresina para receber. Agora está mais rápido, fiz aqui mesmo e em menos de 10 dias já estava com o documento na mão", completou.

Números

O Instituto de Identificação conta com sete centrais de emissão e impressão da identidade, estrategicamente localizadas para agilizar o processo de emissão e entrega do documento. Essas unidades eliminam a necessidade de deslocamento até a capital para receber o documento, nos municípios de Teresina, Parnaíba, Bom Jesus, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Oeiras.

Alguns municípios se destacam no volume de emissões, especialmente aqueles com maior densidade populacional. Desde o início da emissão da nova CIN, em 2022, o documento já foi emitido para pessoas de todas as idades, com destaque para a faixa de 35 a 44 anos, que concentra a maior quantidade de emissões.

A participação das mulheres, especialmente na faixa entre 35 e 44 anos, é expressiva. Também temos estimulado a emissão da identidade para o público infantil, uma vez que a certidão de nascimento não possui dados biométricos, o que torna a CIN um documento mais completo para as crianças", reforçou Marcelo Mascarenha.

Até o momento, foram registradas aproximadamente 519.848 mil emissões para mulheres, o que representa cerca de 51,67% do total.

Em comparação, o público masculino contabiliza 482.552 emissões, correspondendo a 47,98% do total. Já a categoria que contempla identidades de gênero diversas registrou aproximadamente 3.225 emissões, representando 0,32% do total.

Avanços

O avanço da emissão da nova identidade também reflete o compromisso do governo com a inclusão digital. Isso é reconhecido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. "É importante destacar o empenho e esforço do Piauí na emissão da CIN, pois isso demonstra um foco em ampliar a segurança, aperfeiçoar os cadastros administrativos e atender melhor a população do estado, já que a melhor identificação das pessoas é fundamental para o exercício da cidadania. Portanto, é uma marca a ser celebrada", destacou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do ministério.

O documento físico é integrado à versão digital, disponível nos aplicativos Gov.br e também no app Gov.pi, que oferece acesso a mais de 100 serviços públicos. "A concepção do Governo do Piauí é que ter acesso ao documento não é apenas uma obrigação do cidadão, mas, acima de tudo, um direito fundamental. A CIN abre portas para a cidadania digital, permitindo que as pessoas acessem serviços essenciais com facilidade e segurança", concluiu o diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta de acompanhar as notícias por qual rede social?

ver resultado