📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, recebeu, nesta quinta-feira (15), o diretor seccional da Cooperativa Cooper Cacau 1000, para os estados do Piauí e Maranhão, Luiz Alberto Santos da Silva. O objetivo do encontro foi discutir o projeto Cacau do Cerrado, que prevê a implantação de 20 mil hectares de cacau em diversos municípios piauienses, visando o fortalecimento e diversificação agrícola, implantando o portal do cacau a pleno sol no estado, tendo Teresina como referência.
“Queremos transformar a cultura familiar do nosso estado. Temos no Piauí total viabilidade para isso. Nossa terra e o nosso clima são propícios à produção do cacau e vamos incentivar. Com a previsão de dois anos , já estaremos sendo referência na produção do cacau, transformando a vida daqueles que querem investir neste projeto, possibilitando um acréscimo da renda e da geração de emprego”, enfatiza Fábio Abreu.
A expectativa é que no primeiro ano sejam implantados 1.000 hectares de plantação de cacau, sendo 500 em parceria com o Governo do Estado e 500, através da iniciativa privada. O projeto deve gerar 63 mil empregos diretos e 88 mil indiretos, criando oportunidades de trabalho e renda para agricultores familiares, pequenos, médios e grandes produtores. A expectativa é que a produção do cacau gere uma receita anual de R$ 12,83 bilhões por ano.
“Uma equipe técnica da Sada esteve visitando há duas semanas o nosso centro de mudas em Riachão das Neves, na Bahia, onde puderam conhecer a tecnologia que desenvolvemos do cacau a pleno sol. É uma tecnologia que permite produzir cacau em áreas não tradicionais. Estou no Piauí, apresentando ao secretário Fábio Abreu, essa tecnologia, dados de resultados positivos, ressaltando que já existem empresários interessados em vir para o Piauí para produzir cacau. O estado tem condições de dobrar o PIB agrícola”, afirma Luiz Alberto.
Durante a visita na Bahia, os técnicos puderam acompanhar todo o processo produtivo, desde o plantio até a comercialização, de uma cultura que vem transformando a paisagem agrícola da região. Em pouco mais de seis anos, a área cultivada com cacau a pleno sol no oeste da Bahia já se aproxima de mil hectares, mostrando um potencial crescente de expansão. “O próximo passo do projeto é realizar o zoneamento produtivo e a estruturação de um centro de mudas dentro do estado do Piauí”, finaliza Luiz Alberto.
Fonte: Portal A10+