Promotor recomenda ao Governo do Piauí redução do ICMS dos combustíveis - Geral
ICMS

Promotor recomenda ao Governo do Piauí redução do ICMS dos combustíveis

A recomendação foi emitida nesta segunda-feira (04)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), através do promotor de justiça Chico de Jesus, emitiu uma recomendação para que a governadora Regina Sousa (PT) diminua a alíquota do ICMS para o patamar máximo de 17%. A recomendação foi emitida nesta segunda-feira (04). Alguns estados brasileiros já reduziram o ICMS, com isso o preço da gasolina nos postos caiu consideravelmente.

  

Promotor de justiça recomenda que Governo do Piauí reduza preço da gasolina
Agência Brasil

   

A lei complementar foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Como ela reduz a arrecadação, o Piauí e outros 10 estados, incluindo o Distrito Federal, entraram com uma Ação Direta de Insconstitucionalidade (ADI) com um pedido de liminar contra a lei no Supremo Tribunal Federal (STF) para torná-la inconstitucional.

Na recomendação, o MPPI estabeleceu o prazo de cinco dias para que a governadora se manifeste aceitando a recomendação e encaminhe as documentações com as providencias que serão tomadas para o cumprimento da Lei.

Caso não seja aceita, o documento informa que serão tomadas medidas judiciais, caracterizando o dolo, má-fé ou ciência da irregularidade, por ação ou omissão, para viabilizar futuras responsabilizações.

O ICMS é um imposto estadual que compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país, sendo responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos governos estaduais.

Governo do Estado altera a base de cálculo do ICMS

O Governo do Estado do Piauí alterou a base de cálculo do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação que incide sobre o Diesel. Com a alteração o custo do combustível no Piauí deve ficar mais barato.

Segundo o governo, o Preço Médio Ponderado Final (PMPF) que serve de base para o cálculo do ICMS do Diesel, por exemplo, foi reduzido de R$ 4,85 para R$ 4,09, por litro, conforme publicado no Diário Oficial da União no dia 01 de julho.

Presidente critica Piauí e estados do Nordeste

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), criticou o Governo do Piauí e dos demais estados da região Nordeste por uma ação ingressada na Justiça contra a redução de ICMS no valor dos combustíveis como determina a lei que já foi aprovada no Congresso Nacional e que já está em vigor.

Bolsonaro saiu em defesa, na última sexta-feira (1º), da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. O mandatário afirmou que essa redução "se fará de uma forma ou de outra".

"A maioria dos governadores já começou a reduzir os impostos. Infelizmente, os nove governadores do Nordeste entraram na Justiça contra a redução dos impostos estaduais. [Eles] não querem colaborar com o povo, não se preocupam com a sua população. Querem arrecadar de vocês cada vez mais, extorquir o contribuinte brasileiro", declarou o presidente.

A Lei

A lei complementar  nº194/2022  uniformiza o imposto nos estados brasileiros , estabelecendo um teto de 17% e 18% da alíquota do ICMS sobre combustíveis, telecomunicações, energia elétrica e transportes coletivo bens essenciais, que não era limitada.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado