Quarta edição da Corrida contra o Feminicídio reforça a luta pelo fim da violência contra as mulheres no Piauí - Geral
EVENTO

Quarta edição da Corrida contra o Feminicídio reforça a luta pelo fim da violência contra as mulheres no Piauí

O evento será realizado no dia 25 de maio, em Teresina.


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A 4ª edição da Corrida contra o Feminicídio, iniciativa da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), visa sensibilizar a população do Piauí sobre a urgência do combate ao feminicídio. Através de uma prática esportiva humanizada e não competitiva, o evento incentiva o engajamento da sociedade na busca contínua por um futuro com feminicídio zero. O evento será realizado no dia 25 de maio, em Teresina.

A corrida acontece anualmente no mês de maio em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, data escolhida em memória às vítimas do estupro coletivo ocorrido em Castelo do Piauí. O evento se consolidou como um importante instrumento de conscientização sobre a misoginia e o feminicídio no estado.

  
Quarta edição da Corrida contra o Feminicídio reforça a luta pelo fim da violência contra as mulheres no Piauí Ilustrativa
 
 
 

A 4ª edição da corrida amplia seu impacto, integrando ações de empoderamento econômico com a Feira da Agricultura Familiar, oferecendo acolhimento psicossocial e promovendo a arrecadação de alimentos para os espaços de acolhimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

O evento se destaca por sua missão social e educativa, com o objetivo central de enfatizar a importância da ascensão feminina aos espaços de poder. Paralelamente à promoção da prática esportiva, a corrida mobiliza participantes em discussões e iniciativas voltadas para a autonomia econômica das mulheres, seu empoderamento e o combate efetivo à violência de gênero.

Os resultados da missão educativa do evento evidenciam um impacto positivo na vida e segurança das mulheres piauienses. Segundo dados do Observatório da Mulher Piauiense, nos últimos anos, o total de medidas protetivas concedidas apresentou crescimento significativo, passando de 5.786 em 2022 para 8.055 em 2024, um aumento de aproximadamente 39% em dois anos. Esse crescimento reflete o trabalho da Sempi, impulsionado por campanhas de conscientização e pela divulgação de serviços em todo o estado, como a Corrida contra o Feminicídio.

As inscrições prosseguem até o dia 10 de maio e podem ser feitas por meio de formulário disponível no site da Sempi, no portal do Governo do Piauí e também na bio do Instagram (@sempimulheres).

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual editoria do A10+ você mais gosta de acompanhar por aqui?

ver resultado