Reuniões com delegações internacionais para construção da Aliança Global iniciam nesta quarta-feira - Geral
G20 EM TERESINA

Reuniões com delegações internacionais para construção da Aliança Global iniciam nesta quarta-feira

A realização das reuniões nas cidades-sede nas cinco regiões brasileiras também busca fomentar o turismo e o intercâmbio cultural


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza começa nesta quarta-feira (22), no Centro de Convenções de Teresina. Os encontros são restritos e serão realizados até a sexta-feira (24), reunindo 52 delegações internacionais para acertar os termos finais da Aliança Global. É a primeira vez que o Brasil sedia reuniões do Grupo dos Vinte (G20) e Teresina é uma das 13 cidades que vão receber as delegações da Cúpula.

A escolha de Teresina e outras capitais fora do eixo Sul-Sudeste marcam a descentralização das atividades, que é uma inovação desta edição no Brasil. A ideia é fazer do G20 um fórum com mais representatividade e de fácil acesso. A realização das reuniões nas cidades-sede nas cinco regiões brasileiras também busca fomentar o turismo e o intercâmbio cultural.

  

Reuniões com delegações internacionais para construção da Aliança Global iniciam nesta quarta-feira
Divulgação
  

A inclusão de Teresina foi proposta pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que afirma que o Piauí é um case de sucesso dentro do Brasil. “O Piauí entrou no século 21 com 18 dos 50 municípios mais pobres do Brasil. Agora, não temos mais nenhum entre os 50. Também tivemos evolução na educação, economia e na expectativa de vida. Isso coloca uma responsabilidade de sediar esse evento em que o presidente Lula, na presidência do G20, quer uma aliança global contra a fome e a pobreza”, afirmou o ministro.

O governador Rafael Fonteles disse que o Piauí vai dar sua contribuição para fazer um grande evento e que, além de destacar o combate à pobreza e à fome, também será uma oportunidade de destacar o potencial de atração de investimentos e as vantagens cooperativas do estado para o mundo inteiro. “Vamos colocar o Piauí em evidência para sensibilizar o mundo inteiro dessa pauta prioritária do presidente Lula, que é exatamente a redução da pobreza e a erradicação da fome. E vamos mostrar o grande potencial do nosso estado nas diversas áreas”, afirmou.

O comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção são alguns dos temas que serão trabalhados no Fórum G20 no Brasil. Após três dias de discussões, as delegações do G20 ainda irão conhecer, in loco, na sexta-feira (24), como os programas de combate à fome funcionam no estado por meio de duas visitas de campo.

A primeira visita de campo será na horta comunitária do povoado Ave Verde, onde técnicos terão a oportunidade de ver, na prática, como funcionam os programas de combate à fome e como é incentivada a produção da agricultura familiar no entorno de Teresina. Em seguida, os participantes irão à Quitanda da Agricultura Familiar, no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde os produtores podem comercializar seus alimentos, cultivados localmente, para o consumidor. 

Confira a programação:

  • Dia 22

Abertura da reunião - Coletiva de imprensa com ministro Wellington Dias e governador Rafael Fonteles

Horário: 10h30 (sujeito a mudanças)

Local: Centro de Convenções de Teresina

Em seguida, reuniões restritas às delegações

  • Dia 23

Reuniões restritas às delegações 

Local: Centro de Convenções de Teresina

  • Dia 24

Encerramento da reunião - Coletiva de imprensa com o ministro Wellington Dias e governador Rafael Fonteles

Horário: 12h30 (sujeito a mudanças)

Local: Centro de Convenções de Teresina

Visitas in loco
No fim da reunião, a imprensa é convidada a acompanhar visita a campo das delegações do G20, que partem do Centro de Convenções de Teresina
Horário: 14h
Locais: Horta comunitária do povoado Ave Verde (Associação dos Pequenos Produtores Rurais do povoado Ave Verde, rua Matões S/N, Povoado Ave Verde) e, em seguida, Espaço Rosa dos Ventos (Universidade Federal do Piauí - UFPI).

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o projeto aprovado pela Câmara que equipara aborto a homicídio

ver resultado