Saiba quais cuidados tomar para evitar acidentes com decorações de Natal - Geral
DICAS

Saiba quais cuidados tomar para evitar acidentes com decorações de Natal

Equatorial Piauí disponibilizou dicas importantes que podem auxiliar na montagem da decoração.


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Com a proximidade das festividades de final de ano, residências, estabelecimentos e espaços públicos começam a ganhar uma decoração toda especial com enfeites e luzes coloridas. Porém, é importante ficar atento a escolha dos itens que vão compor a decoração sempre com foco na segurança. Pensando nisso, a Equatorial Piauí disponibiliza dicas importantes que podem auxiliar na montagem da decoração.

João Porfírio, Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, explica que os cuidados devem começar já na aquisição dos adereços da decoração. “É fundamental inicialmente que seja feita uma revisão completa das instalações internas e, ao adquirir qualquer item, verificar se consta o selo de aprovação do Inmetro, pois é isso que vai garantir que o produto está de acordo com os padrões e normas exigidos para que ele possa ser comercializado. Outro cuidado importante é não utilizar uma única tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamin, conhecido tradicionalmente como “T”, o ideal é que seja utilizado um filtro de linha (réguas com várias tomadas e interruptor)”, ressalta João Porfírio.  

  

Saiba que cuidados tomar para evitar acidentes com decorações de Natal
Divulgação
   

Por ser tratar de um período marcado pelo encanto das luzes e colorido dos enfeites, também é essencial que os pais e/ou responsáveis possam redobrar os cuidados com a criançada. “Importante que sempre tenha um adulto supervisionando as crianças, pois a utilização de forma inadequada dos enfeites ou mesmo o contato com uma decoração que não esteja seguindo os critérios de segurança pode ocasionar acidentes”, explica João.

Em caso de choque elétrico, a orientação é evitar tocar a vítima, além de rapidamente desligar o disjuntor ou chave geral do imóvel e ligar imediatamente para emergência. Em situações envolvendo risco com a rede elétrica, é importante entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) e com a Central de Atendimento da Equatorial, através do número 0800 086 0800.

Confira outras dicas gerais de segurança para o período natalino

- Não deixe fios expostos no chão, onde existe a circulação de pessoas, veículos e animais;

- A árvore de Natal deve ser instalada distante de cortinas ou quaisquer outros objetos/materiais que possam propagar chamas em caso de curto curto-circuito;

- Sempre que for se ausentar de casa a orientação é retirar os itens decorativos da tomada;  

- Nunca decore lugares próximos à rede elétrica para evitar que os enfeites encostem em cabos;

- Jamais utilize os postes da rede elétrica para ornamentação ou para servir de apoio;

- Por serem fontes de calor, as luzes necessitam de acompanhamento contínuo. Dessa forma, deve-se evitar o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis, como cortinas e tapetes;

- Em ambientes externos deve-se ficar atento as cercas elétricas, grades ou qualquer parte metálica para evitar incidentes.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

ver resultado