Samu Estadual capacita 300 militares em curso para atendimento a pessoas com transtornos mentais - Geral
SAÚDE

Samu Estadual capacita 300 militares em curso para atendimento a pessoas com transtornos mentais

O curso tem como objetivo preparar esses profissionais para auxiliar as equipes do SAMU em ocorrências que envolvam pessoas com transtornos mentais


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Estadual iniciou, nesta segunda-feira (3), o curso de Formação de Multiplicadores para Atendimento a Pacientes com Transtornos Mentais, voltado para policiais militares, bombeiros civis e guardas municipais. Ao todo, 300 profissionais serão capacitados ao longo de dez dias de treinamento.

O curso tem como objetivo preparar os profissionais para auxiliarem as equipes do Samu em ocorrências que envolvam pessoas com transtornos mentais, garantindo uma abordagem adequada, humanizada e que preserve a integridade, tanto da população quanto dos profissionais de saúde.

  
Curso de Formação de Multiplicadores para Atendimento a Pacientes com Transtornos Mentais Foto: Márcio Sales
 
 
 

“Essa é a segunda vez que realizamos essa capacitação e temos dois objetivos principais: garantir que esses profissionais estejam preparados para dar assistência nos atendimentos do Samu e torná-los multiplicadores desse conhecimento, dentro de suas corporações, aprimorando o serviço prestado e tornando-o mais humanizado”, explica a coordenadora do Samu Estadual, Cristiane Rocha.

Durante a capacitação, os participantes aprendem as melhores formas de abordagem para diferentes situações e quais corporações estão mais aptas a auxiliarem o Samu em cada tipo de ocorrência. Os profissionais também passam por treinamento no uso de equipamentos adequados para apoiar os socorristas durante os atendimentos.

“Sempre é importante que nossas equipes estejam se capacitando para as diversas situações que enfrentamos no dia a dia. Com esses conhecimentos, poderemos prestar um atendimento mais humanizado em casos que envolvam pessoas com transtornos mentais, garantindo uma assistência mais eficiente”, afirma o capitão do Corpo de Bombeiros, Everton Almeida.

“Com frequência, nossas equipes são acionadas para dar apoio, às equipes do Samu, em ocorrências com pessoas com transtornos mentais. Ter nosso pessoal recebendo esse tipo de capacitação amplia e melhora a assistência que podemos oferecer em cada situação”, destaca o subcomandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, capitão Thanack.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Por onde você acompanha os conteúdos do A10mais.com?

ver resultado