Por risco de ruptura, Justiça determina cancelamento de evento promovido por prefeitura no Piauí - Justiça
DECISÃO

Por risco de ruptura, Justiça determina cancelamento de evento promovido por prefeitura no Piauí

Em caso de descumprimento, justiça estabeleceu multa de R$ 10 mil


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Judiciário, da 2ª Vara da Comarca de Altos, determinou a suspensão do evento oferecido pela Prefeitura de Beneditinos, o "Eco Park Açude", que aconteceria neste domingo (14) por risco de ruptura da barragem do município. Segundo o MPPI, a estrutura não tem um plano de segurança, nem de ação de emergência.

O evento contaria com um campeonato de Jet Ski. A decisão da Juíza Andrea Vera atende ao pedido de tutela de urgência requerida pelo Ministério Público. Com base nos argumentos do MPPI, a magistrada determinou também que quaisquer construção no entorno da barragem fossem interrompidos.

  

Por risco de ruptura, Justiça determina cancelamento de evento promovido por prefeitura no Piauí
Reprodução


Um inquérito civil foi instaurado para apurar o estado da barragem e constatou que o local está em estado de alerta, por conta de anomalias estruturais e de segurança da barragem. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) enquadrou a barragem de Beneditinos nas categorias de "risco alto" e "dano potencial associado alto".

“Qualquer sinistro envolvendo essa barragem significará desastre humano e ambiental. Existem riscos estruturais decorrentes da completa falta de manutenção pelo administrador da barragem, o DNOCS [Departamento Nacional de Obras Contra as Secas]. Além disso, o município de Beneditinos já decretou situação de emergência em razão das fortes chuvas ocorridas nos últimos dias. Não há certeza da segurança e da estabilidade da barragem para a realização de construções ou de eventos”, destacou Mário Normando.

A juíza Andrea Veras fixou multa de R$ 10 mil para aplicação ao município caso a decisão seja descumprida.

O Ministério Público também havia expedido recomendação ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, à Prefeitura de Beneditinos e à Defesa Civil para a tomada de providências quanto às condições da barragem.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado