PMs salvam recém-nascido engasgado com leite materno em Timon: “Sentimento inexplicável” - Maranhão
NO MARANHÃO

PMs salvam recém-nascido engasgado com leite materno em Timon: “Sentimento inexplicável”

Militares realizavam rondas na cidade quando foram surpreendidos pelos pais da criança pedindo socorro


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Policias militares salvaram a vida de um recém-nascido que se engasgou com leite materno na noite dessa sexta-feira (10) em Timon, Maranhão. As equipes estavam realizando rondas pela cidade quando foram surpreendidas pelos pais da criança que buzinaram um carro, pararam e pediram ajuda. O bebê já estava desacordado. 

Desesperada com a situação, a mãe da criança desceu do carro com o bebê no colo e pediu ajuda para salvar o seu filho de apenas 29 dias de vida. Em entrevista ao A10+, o soldado Marcelo, que participou do socorro, falou sobre o caso. 

PMs salvam recém-nascido engasgado com leite materno em Timon: “Sentimento inexplicável”
Imagem obtida pelo A10+
   

“A gente tava fazendo rondas na cidade quando escutamos o barulho de uma buzina atrás da gente. Paramos. Até então achávamos que seria uma ocorrência de roubo, foi quando a mãe dele desceu com a criança no colo chorando desesperada. Tinha mais quatro ocupantes no carro e o pai na moto. O bebê não respondia. De pronto, peguei ele e comecei a fazer a manobra [Heimlich], foi quando ele gofou e começou a chorar”, explicou o militar.

O soldado Marcelo relatou ainda que entregou o bebê para seu companheiro, cabo Bruno, e foram até uma unidade de saúde mais próxima para a criança receber os devidos cuidados. Ao A10+, ele narrou que o sentimento de salvar a vida de uma criança que estava engasgada e poderia falecer, se demorasse o socorro, “é inexplicável”. 

“É um sentimento inexplicável… Porque na hora a gente está esperando todo tipo de situação, mas essa é bem atípica no nosso serviço. Como eles estavam desesperados, já foram entregando e confiando a vida daquela criança na gente. Nem pensamos muito, fomos logo fazendo aquilo que gente treina pra fazer também. Depois que a gente viu que o bebê não estava respondendo e depois ele começa a chorar, começa a se mexer no nosso colo, foi algo inexplicável… a mãe começou a chorar e agradeceu a Deus por ter colocado a gente no caminho dela. É uma sensação de dever cumprido”, disse. 

O que é a "Manobra de Heimlich"

A "Manobra de Heimlich" é considerada por especialistas como o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. A manobra induz uma tosse artificial, para expelir o objeto da traqueia da vítima [no caso do leite]. O procedimento padrão para bebês é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado