Carreta tomba e provoca derramamento de produto químico que pode contaminar solo em Baixa Grande do Ribeiro, Piauí - Meio Ambiente
AÇÃO AMBIENTAL

Carreta tomba e provoca derramamento de produto químico que pode contaminar solo em Baixa Grande do Ribeiro, Piauí

Semarh afirmou que está atuando para remediação e recuperação da área atingida


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Uma carga com cerca de 20 mil litros de emulsão asfáltica se espalhou às margens de uma rodovia após tombamento de uma carreta na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, ao Sul do Piauí. O acidente ocorreu na semana passada, e desde então, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) tem realizado ações de remediação e recuperação da área atingida.

Segundo o órgão, o produto químico escorreu pela faixa de domínio da rodovia e alcançou uma propriedade vizinha. "A emulsão asfáltica, segundo técnicos da secretaria, apresenta potencial de contaminar o solo e pode liberar vapores tóxicos quando submetida a altas temperaturas. Assim que o acidente foi comunicado, a Semarh mobilizou uma equipe especializada para verificar se as medidas de contenção estavam sendo executadas de acordo com os protocolos ambientais exigidos", afirmou.

  

Carreta tomba e provoca derramamento de produto químico que pode contaminar solo em Baixa Grande do Ribeiro, Piauí Divulgação
   

No ponto do acidente, já opera uma equipe técnica contratada pela transportadora, responsável pelas ações de mitigação e pela limpeza da área. Além disso, a Semarh intensificou a fiscalização ambiental, conduzindo a verificação completa da documentação da empresa envolvida, incluindo licenças e autorizações necessárias para o transporte de produtos perigosos, bem como a habilitação do motorista para conduzir cargas desse tipo.

“A atuação rápida é essencial para evitar a ampliação dos danos. No local, acompanhamos a instalação das barreiras de contenção, a remoção do produto remanescente e a retirada do solo já afetado. Nossas equipes estão monitorando continuamente cada etapa dos trabalhos”, explicou Renato Nogueira, gerente de Fiscalização da Semarh.

A equipe da Semarh deve retornar ao local ao final das ações emergenciais para avaliar os impactos ambientais e confirmar se o solo atingido foi completamente removido.

“Somente após essa avaliação conclusiva será emitido um relatório técnico, indicando a adoção, ou não, de medidas complementares de recuperação e sanções conforme a gravidade do impacto ambiental identificado”, reforçou Renato Nogueira.

Fonte: Portal A10+ com informações da Semarh


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gostou do jornalista Matheus Oliveira à frente do telejornal Piauí no AR?

ver resultado