📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Os alvos da Operação Rolezinho deflagrada, na manhã desta quinta-feira (10), em Teresina, foram identificados como Marcos Eduardo Alves de Brito e Mateus Bezerra Vitorino da Silva. À TV Antena 10 e ao A10+, o delegado Matheus Zanatta deu detalhes sobre as diligências. Em um dos endereços, as equipes apreenderam entorpecentes e mais uma pessoa também foi presa.
"Duas pessoas foram alvos, um na Zona Leste e outro na Zona Sul. Durante o cumprimento das buscas e apreensões, nós conseguimos encontrar entorpecentes. Inclusive, um indivíduo foi conduzido aqui para a sede da secretaria. Um dos alvos (Mateus Bezerra) já tem várias passagens pela polícia, inclusive por crimes violentos, como por exemplo o homicídio, e continuava a praticar o grau", explicou o delegado.
Divulgação
Eles atuavam como influenciadores digitais, promovendo os chamados “rolezinhos” e incentivando seguidores, inclusive adolescentes, a praticarem infrações graves de trânsito, como o “grau”. As ações ilegais eram exibidas em perfis com grande alcance nas redes sociais, configurando possível apologia ao crime e contribuindo para a banalização da violência no trânsito.
O delegado explicou que a polícia recebeu inúmeras denúncias contra os envolvidos. "Nós também recebemos algumas denúncias anônimas contra esses indivíduos. Essas denúncias podem ser feitas pelo novo canal da Secretaria, que é o 0800 086 0190. Nesse número você pode fazer um Boletim de ocorrência, de forma escrita ou por áudio", detalhou.
Os indivíduos foram conduzidos e serão ouvidos diante dos procedimentos necessários. "Eles vão cumprir medidas cautelares diversas da prisão. Além da tornozeleira, o recolhimento domiciliar, proibição de retirar Carteira Nacional de Habilitação, e também exclusão de qualquer postagem relacionada ao grau das suas redes sociais", afirmou.
Sobre a operação
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nos bairros Ilhotas, Esplanada e Bela Vista, em endereços ligados aos investigados e às práticas criminosas que vinham sendo monitoradas.
Foram determinadas diversas medidas cautelares, entre elas: monitoramento eletrônico, recolhimento domiciliar noturno e aos fins de semana, proibição de sair da comarca sem autorização judicial, suspensão do direito de obter a Carteira Nacional de Habilitação, comparecimento periódico em juízo e acompanhamento psicossocial dos investigados.
Também foi determinada a remoção, no prazo de 48 horas, de todas as publicações em redes sociais que façam apologia a crimes, exaltem práticas de direção perigosa ou promovam eventos como “rolezinhos”. Ficou ainda proibida a veiculação de novas postagens com esse conteúdo, inclusive por meio de perfis alternativos ou terceiros.
“A Operação Rolezinho se consolida como uma estratégia permanente da Segurança Pública do Piauí. É uma resposta firme do Estado em defesa da vida, da ordem pública e do direito coletivo ao trânsito seguro. Toda prática criminosa, seja no espaço virtual ou físico, que atente contra a paz social e a integridade dos cidadãos, seguirá sendo combatida com rigor”, afirmou o superintendente de Operações Integradas, Matheus Zanatta.
Fonte: Portal A10+