📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Polícia Civil em operação conjunta com a Polícia Militar do Piauí deflagrou, na manhã desta sexta-feira (4), a Operação DENARC 54, para cumprir 26 mandados judiciais nas zonas Sudeste e Sul de Teresina. O foco é combater a atuação de traficantes de drogas e reduzir a atividades das organizações criminosas na capital. Os alvos estão envolvidos com homicídios, roubos e até tortura.
À TV Antena 10 e ao A10+, o delegado Samuel Silveira explicou que foram presos uma quantidade considerável de líderes, encarregados de assaltos à mão armada e responsáveis pelas ações do tráfico. Também foram apreendidos diversos materiais ilícitos, incluindo armas de fogo, drogas e celulares.
Divulgação
Os suspeitos atuavam em rede e mantinham influência sobre várias comunidades, inclusive coordenando atos de disciplina interna, como o chamado “tribunal do crime”. A zona rural da capital, em especial a região da Taboca do Pau Ferrado, era usada como base para execução de crimes e punições dentro da estrutura.
"Nós retiramos toda uma célula do B40 da região da Taboca. Então existem pessoas com papel no assalto à mão armada, passava pela articulação deles, tráfico de drogas e os atos de disciplina até mesmo homicídios. Isso acontecia quando era um caso de disciplina. Agora, independente dessa questão da tortura praticada pelos integrantes, o todo da criminalidade naquela comunidade passava diretamente por esses indivíduos", disse o delegado.
Tráfico financia outros crimes
O coronel Jacks Galvão, do Departamento Geral de Operações da Polícia Militar, destacou que o tráfico de drogas segue como a principal instrumento para financiar a execução de diversos outros crimes.
“O tráfico financia o roubo, o homicídio, a tortura. E tudo isso será severamente combatido”, disse.
Outras ações de investigação estão em andamento para identificar outros criminosos.
Veja o vídeo
Fonte: Portal A10+