Denarc desarticula “bunker” do tráfico e apreende grande quantidade de drogas e armas em Teresina; faccionado do PCC é preso - Polícia
OPERAÇÃO

Denarc desarticula “bunker” do tráfico e apreende grande quantidade de drogas e armas em Teresina; faccionado do PCC é preso

Equipes localizaram uma casa que contava com pontos de observação e monitoramento, além de uma escadaria para possíveis fugas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 16h17)

A Polícia Civil do Piauí (PCPI), por meio do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), deflagrou a operação “Denarc 17” nesta quarta-feira (19), cumprindo 4 mandados de busca e apreensão na Vila Afonso Gil e no bairro Torquato Neto, na zona Sul de Teresina. A ação resultou em dois presos, 3 armas de fogo apreendidas, munições, além de uma grande quantidade de drogas

De acordo com o departamento, um dos endereços alvo se assemelha com uma espécie de “bunker” ou “fortaleza”, por ter portas com grades, muros altos, pontos de observação e monitoramento, além de uma escadaria para possíveis fugas.

A investigação constatou ainda que um dos presos é faccionado do PCC, teria uma certa liderança na região e havia vários pontos onde distribuía os entorpecentes. Ao A10+, o delegado Samuel Silveira, chefe do departamento, explicou que a estrutura da residência se assemelha com o que é visto no Rio de Janeiro e até câmeras em ruas paralelas de acesso ao endereço monitoravam o movimento, o que dificultou ainda mais o trabalho da polícia. 

"Uma estrutura diagnosticada de verdadeira proteção a um dos indivíduos, eles que são integrantes do PCC e mais especificamente na região do Afonso Gil, uma estrutura muito do que a gente vê com o que se assemelha nas favelas do Rio de Janeiro. Inclusive com câmeras exclusivas em ruas paralelas de acesso ao endereço, o que dificultou e fez com o que a polícia orquestrasse um planejamento ainda mais específico para conseguir essa prisão. As prisões ganham destaque não apenas pelas drogas e armas, mas pelos indivíduos que foram presos e a importância deles na atuação do PCC na zona Sul da capital", destacou o delegado.

Preso usava dinheiro do tráfico para construir casas na comunidade

Outro detalhe revelado pela investigação é que o preso utilizava dos valores arrecadados com o tráfico, para construir casas e distribuir dinheiro na comunidade, visando sua proteção social com o assistencialismo. Samuel Silveira destaca que as equipes tinham dificuldades de obter informações diante desse contexto. 

"Ele usava o dinheiro do tráfico em espécie para construir residências na comunidade e além de dar dinheiro a vizinhança visando a sua proteção social. Quando a gente ia em busca da informação, essa informação era dificultada pelo próprio comportamento assistencialista desse indivíduo praticado naquela comunidade. Ele havia sido preso no passado, foi uma prisão difícil”, completa. 

Os presos e todo o material apreendido nas ações foram encaminhados para a sede do departamento, para os procedimentos cabíveis.

  

A ação resultou em dois presos, 3 armas de fogo apreendidas, munições, além de uma grande quantidade de drogas
Reprodução

   

Fonte: Portal A10+ com informações da Denarc


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta de acompanhar as notícias por qual rede social?

ver resultado