Draco deflagra operação e prende 8 internos do CEM por suspeita de organização criminosa no Piauí - Polícia
DRACO 108

Draco deflagra operação e prende 8 internos do CEM por suspeita de organização criminosa no Piauí

Os alvos estavam cumprindo medidas socioeducativas no Centro Educacional Masculino de Teresina


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizado às 17h16)

A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou na tarde desta quarta-feira (17), a operação DRACO 108, no Centro Educacional Masculino (CEM), localizado na zona norte de Teresina. 

A ação teve como objetivo cumprir mandados de prisão preventiva contra 8 maiores de idade que estavam cumprindo medidas socioeducativas no Centro. Os presos foram encaminhados para a sede do DRACO para prestar depoimento e devem responder por envolvimento com facções criminosas. Para o A10+, o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, explicou que a investigação iniciou após o motim e fuga de alguns internos registrada final do mês passado.


“Tanto o secretário, como o delegado geral, e a secretária de assistência social, secretária Regina Sousa, determinaram que o Draco iniciasse uma investigação lá no CEM com o intuito de buscar informações a respeito do envolvimento de membros de facções criminosas com essas ações e também com algumas ações de ameaças a servidores que estavam causando uma instabilidade lá no Centro Educacional. Instauramos um inquérito policial aqui, no Draco, nesse contexto realmente de combate às facções criminosas, nessa metodologia que vem sendo desenvolvida aqui pelo departamento e no decorrer da investigação nós identificamos 8 maiores de idade que ainda estavam em cumprimento de medidas socioeducativas lá no CEM e esses 8 maiores de idade com envolvimento direto com facções criminosas”, disse.

Os presos na operação estavam provocando instabilidade dentro do Centro Educacional, além do envolvimento com facções criminosas. Eles foram removidos e devem ser encaminhados ao sistema prisional de fato, segundo Charles Pessoa. 

“Então, além do envolvimento com facções criminosas, eles estavam causando essa instabilidade lá no centro educacional. Então, uma ação hoje, uma operação conjunta, tanto da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Civil aqui, no meio do Draco, como da Secretaria de Assistência Social. Nós removemos esses 8 maiores de idade, até porque já tínhamos representado dentro desse inquérito policial por medidas, ou prisões preventivas, que foram deferidas pelo Poder Judiciário, com parecer favorável ao Ministério Público. Então, eles foram retirados do SEM, foram conduzidos aqui para sair do Draco para a gente interrogá-los, serão encaminhados à Central Flagrante amanhã para audiência de custódia e, posteriormente, eles serão transferidos para o sistema penitenciário”, frisa o coordenador do Draco. 

 

Draco deflagra operação e prende 8 internos do CEM por suspeita de organização criminosa no Piauí Reprodução

   


Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado