📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O delegado da Polícia Federal, Vinicius Coelho, deu detalhes sobre a Operação Fronteira Sul, deflagrada na manhã desta terça-feira (31). A ação tem o objetivo de combater organização criminosa que pratica o tráfico interestadual de drogas e armas no Piauí.
As investigações culminaram no bloqueio de R$ 5 milhões das contas dos alvos, bem como o sequestro de veículos de luxo. Até o momento, há 12 presos. Dentre esses, um empresário e um faccionado de Teresina. Um dos alvos, que seria líder de uma facção criminosa que atua no litoral do estado, ainda está foragido.
"Solicitamos o bloqueio de aproximadamente R$ 5 milhões e o sequestro de veículos de luxos, e tudo foi deferido pela Justiça. De todos os investigados, pelo menos quatro pessoas sofreram essa bloqueio patrimonial", destacou.
O delegado explicou que a organização recebia drogas de São Paulo e Maranhão, principalmente, maconha e cocaína, e distribuía para outros estados.
"Esse grupo com 'raiz' no Piauí, trazia as drogas de São Paulo e do Maranhão, quando os entorpecentes chegavam aqui em Teresina, eles distribuíam para interior do Piauí, principal para o litoral, para uma facção. Existem núcleos logísticos, encarregados pelo transporte e distribuição, eles são fornecedores", detalhou Vinicius Coelho à TV Antena 10.
Para além do crime de tráfico de drogas, as equipes identificaram o comércio ilegal de armas de fogo. Um vasto material foi apreendido, como por exemplo, documento e aparelhos eletrônicos, que vão subsidiar novas operações.
Investigações
As investigações tiveram início em junho de 2022, com a prisão em flagrante de um homem que conduzia um caminhão carregado de 255Kg de maconha e três quilos de cocaína na capital do estado. O inquérito policial constatou que o principal comprador da droga seria um dos líderes de facção criminosa que atua no litoral piauiense e seria responsável pelo envio e distribuição dos entorpecentes na região de Parnaíba/PI.
Fonte: Portal A10+