PF faz operação contra máfia italiana que lavava dinheiro no Brasil; mandados cumpridos no Piauí - Polícia
OPERAÇÃO ARANCIA

PF faz operação contra máfia italiana que lavava dinheiro no Brasil; mandados cumpridos no Piauí

Investigações apontam que a máfia italiana utilizou empresas fantasmas e laranjas para facilitar a movimentação e ocultação de fundos ilícitos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Polícia Federal em ação conjunta com a polícia italiana deflagraram a Operação Arancia para apurar crimes de lavagem de dinheiro para um grupo mafioso da Itália no Brasil. Tanto instituições brasileiras quanto italianas integram a operação. No Brasil os mandados foram cumpridos no Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, na terça-feira (13). 

A Equipe Conjunta de Investigação (ECI) constituída por autoridades brasileiras e italianas identificou o funcionamento de uma célula da máfia italiana com operação no Brasil. “A partir das evidências obtidas ao longo da ECI, identificamos o método de funcionamento da organização criminosa, seus integrantes e os ativos por ela obtidos”, comunicou.

  

Polícia Federal cumpre mandados contra máfia italiana no Brasil Polícia Federal
   

As evidências coletadas até o momento indicam que a máfia italiana utilizou empresas fantasmas e laranjas para facilitar a movimentação e a ocultação de fundos ilícitos, provenientes de atividades criminosas internacionais. Estima-se que o esquema tenha investido não menos que R$ 300 milhões (cerca de 55 milhões de euros) no Brasil, utilizando esses recursos para adquirir propriedades e infiltrar-se no mercado imobiliário e financeiro brasileiro. 

Segundo as autoridades italianas, entretanto, o valor total dos ativos investidos podem superar 500 milhões de euros, em valores atuais, mais de R$ 3 bilhões.

A operação resultou na execução de um mandado de prisão preventiva de um mafioso e cinco mandados de busca e apreensão, em três estados brasileiros. Ao mesmo tempo, a Direção Distrital Antimáfia de Palermo coordenou 21 buscas em várias regiões da Itália e na Suíça. Mais de 100 agentes financeiros italianos foram mobilizados, alguns dos quais encontram-se no Brasil, auxiliando o cumprimento dos mandados em Natal.

Fonte: Portal A10+ com informações da Polícia Federal


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Governo estuda a volta do horário de verão ainda neste ano. Qual a sua opinião?

ver resultado